Abeaço sugere \"bacalhoada\" em lata para a ceia de Natal que custa apenas R$ 45
Além de saudável e deliciosa, receita da “bacalhoada” em lata é econômica

Faltam poucas semanas para o Natal e, se você ainda está em dúvida do que servir na ceia sem apertar o bolso, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) sugere o preparo de uma receita prática, econômica e saborosa: a “bacalhoada” em lata. Fácil de fazer, a receita substitui o bacalhau por sardinha e atum em lata e leva outros ingredientes enlatados, como milho, ervilha e molho de tomate. No total, você vai gastar cerca de R$ 45,00 para fazer duas travessas e servir cerca de 8 pessoas.

A sardinha e o atum são ricos em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção a doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e colabora com a manutenção da memória. “O peixe, quando conservado em óleo de soja ou em azeite na lata, não tem seus nutrientes dissipados, já que o processo de preparação do alimento enlatado é diferenciado. O peixe é colocado cru dentro da lata e, depois de ser hermeticamente fechada, a embalagem é levada a fornos em altas temperaturas, garantindo ainda mais a preservação dos nutrientes, como o ômega 3”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Abeaço.

A receita da “bacalhoada” em lata, além de saudável e deliciosa, é econômica. No total, são utilizados 590 gramas de atum (2 latas de 170g cada) e sardinha (2 latas de 125g cada), ao custo aproximado de R$ 20. Se fosse utilizar bacalhau do Porto, seriam gastos R$ 78 apenas para comprar o peixe. “O bacalhau é um peixe nobre e importado. Com a alta do dólar, o preço está ainda mais salgado este ano. Em qualidade nutricional e sabor, o atum e a sardinha não deixam nada a dever”, ressalta a engenheira de alimentos.

A lata de aço conserva os alimentos por mais tempo, sem necessidade de aditivos químicos e não permite a entrada de elementos externos. Uma película interna flexível evita o contato do produto com o metal até mesmo em caso de latas amassadas.

Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

“Bacalhoada” em lata*

Ingredientes
- 1 lata de milho
- 1 lata de ervilha
- 2 latas de molho de tomate
- 2 latas de sardinha
- 2 latas de atum
- 2 tomates
- 2 cebolas
- 2 ovos cozidos
- Azeitonas em conserva
- 4 batatas levemente cozidas
- 1/2 vidro de pepino em conserva

Modo de preparo
1- Comece com a montagem dos refratários. Monte os dois ao mesmo tempo. Um refratário será para o atum e outro para a sardinha. Os outros ingredientes serão divididos entre os dois. Dependendo do tamanho do refratário escolhido, você pode precisar de um pouco mais ou menos de algum ingrediente.

2- Coloque uma camada de batata cortada em rodelas em casa um dos refratários.

3- Depois coloque em um deles o atum com o óleo. Se usar o atum em água, coloque um pouco de azeite de oliva.

4- No outro refratário, coloque as sardinhas com o óleo.

5- Por cima faça uma camada de cebolas em rodelas em cada refratário.

6- Por cima das cebolas coloque metade da lata de milho em cada um dos refratários e metade da lata de ervilhas.

7- Cubra com uma lata de molho de tomate para cada refratário.

8- Para terminar, enfeite com rodelas de tomate e pepinos em fatias.

9- Para saber qual é o de atum e qual é o de sardinha, coloque, no de atum, rodelas de ovo cozido e, no de sardinha, rodelas de cebola e azeitonas picadas.

10- Leve os dois refratários ao forno por 40 minutos. Sirva com arroz branco.

*Do livro “100 receitas com lata”, organizado por J. A. Pinheiro Machado para a L&PM Pocket editora.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site http://www.abeaco.org.br.

Editorias: Feminina  Gastronomia
Empresa: Press a Porter