Caminhão elétrico para coleta de lixo reduz ruídos ao adotar solução Danfoss
Solução da Danfoss aumentou o rendimento do caminhão, além de reduzir a emissão de ruído

Zerar a emissão de gás carbônico (CO2) ao mesmo tempo em que otimiza o desempenho. Isso está se tornando realidade no serviço de coleta de lixo com a adoção de caminhões 100% elétricos. Especializada na fabricação de equipamentos para coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, industriais e infectantes e líder no mercado brasileiro de compactadores/coletores, a Planalto é uma das empresas que têm investido na eletrificação em prol do meio ambiente.

Usualmente, os compactadores de resíduos sólidos são instalados em caminhões a diesel. A Planalto buscou uma solução hidráulica para a instalação de seus compactadores Magnum 15 m³ em caminhões elétricos, com limitação de potência e baixo ruído operacional. Para concretizar esse projeto, a Planalto recorreu à Danfoss, parceira da empresa de longa data.

“A Danfoss já está presente com seus produtos hidráulicos nos compactadores tradicionais há vários anos. A novidade dos caminhões elétricos foi apresentada e a Danfoss atendeu de prontidão, com produtos de última geração e eficiência”, acrescenta o engenheiro Arnaldo Neves de Santana Junior, gerente de engenharia da Planalto.

Para o projeto do caminhão elétrico, a Danfoss propôs um conjunto de bomba de pistão com deslocamento variável S45 60 cc e comando hidráulico ECO80 com saídas proporcionais para melhorar a eficiência e a possibilidade de controle dos movimentos. A solução da Danfoss aumentou o rendimento do caminhão, além de reduzir a emissão de ruído.

Os caminhões elétricos são produzidos pela chinesa BYD e têm desempenho sete vezes maior que os a diesel. A Planalto já comercializou oito caminhões com seu compactador dotado de tecnologia Danfoss e que atendem as cidades do Rio de Janeiro e de Salto, interior de São Paulo.

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em http://www.danfoss.com.br.

Editorias: Automóveis e Automotores  Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Press a Porter