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* Por Vitor Cybis, executivo de Marketing da Vedacit
Se a história da sua empresa fosse um filme, quem seria o herói? Muitos profissionais dizem que a marca ou os produtos são os protagonistas. Eu vejo diferente: a empresa é a mentora, e os verdadeiros heróis são os profissionais que usam seus produtos. Cabe à empresa fornecer as orientações e o conhecimento para que eles brilhem em suas jornadas.
O papel de uma companhia é dar as ferramentas corretas e estar ao lado dos profissionais para que utilizem o que oferece da melhor forma para cada situação e, assim, garantir o resultado esperado. Além da qualidade e da performance de cada produto, a empresa precisa compartilhar informação, seja por meio de treinamentos, capacitações, vídeos, presença nos pontos de venda, entre as mais diversas estratégias.
Trazendo para o meu universo de atuação, a construção civil, faço uma analogia com a franquia Star Wars¹ - “Guerra nas Estrelas” - e entrando nesse contexto, a Vedacit seria o mestre Yoda² – um sábio que guia os pedreiros, aplicadores, ou seja, os nossos “jedis” profissionais da construção civil na missão de proteger as obras contra infiltrações, vazamentos, mofo, trazendo segurança e tranquilidade. A relação de confiança, parceira e próxima com esses profissionais é o que fortalecerá cada vez mais a nossa marca.
E para transmitir essa essência e compartilhar a missão de forma autêntica, foi realizado um estudo profundo. A agência Touch Branding conduziu essa jornada por mais de seis meses, investigando histórico, ouvindo clientes, colaboradores e parceiros, além de conduzir pesquisas com consumidores finais, pedreiros e lojistas. O resultado? Um ajuste fino na mensagem, que reforça não apenas a qualidade, mas também o que significa emocionalmente para quem a utiliza.
As pesquisas mostraram que o público busca, acima de tudo, a certeza de que suas construções estão seguras, livres de problemas como infiltrações e mofo, garantindo um lar confortável e saudável. Ao utilizar os produtos, tanto os profissionais da construção quanto as famílias, podem desfrutar de uma obra tranquila, com a certeza de que os resultados serão eficientes. A reforma não é apenas uma questão de corrigir algo, de melhorar a estrutura física, mas também tem relação com bem-estar, da criação de um lar saudável, seguro e acolhedor para todos. A obra pode ser imprevisível, mas a escolha de fazê-la não; assim como a escolha dos produtos também não é, e a impermeabilização é imprescindível e obrigatória para que a obra seja processo bem-sucedida e longeva.
Negócios precisam se rejuvenescer para continuarem relevantes. A Vedacit sempre foi vista como robusta e versátil, que resolve. No entanto, com o passar do tempo e a evolução da sociedade, é preciso adequar a linguagem e a forma como se posicionar. O objetivo é o mesmo: entregar segurança, qualidade e durabilidade. Entendemos que as pessoas que recebem esses benefícios, especialmente os profissionais da construção, proprietários de imóveis, desejam algo mais profundo: tranquilidade.
A Vedacit, então, passa a se posicionar como mais do que uma marca de produtos eficientes e sim como parceira de quem constrói, garantindo a saúde dos ambientes e proporcionando “Paz pra Toda Obra”. O novo propósito reflete esse compromisso com a tranquilidade. A mensagem “Paz pra Toda Obra” transmite que a Vedacit é a aliada ideal para quem deseja evitar problemas relacionados à umidade e impermeabilização, assegurando resultados duradouros. Empregar a expressão popular “pau pra toda obra”, alterando a semântica por meio da palavra PAZ, cria uma conexão imediata com pedreiros, lojistas e consumidores, tornando-se mais acessível e próxima.
Para perpetuar essa mensagem, a campanha entra em cena em diversas plataformas, incluindo TV, rádio, mídias sociais, materiais impressos, treinamentos com os profissionais em parceria com o Senai SP, além de ativações nos principais canais de vendas por meio da área de Trade Marketing. Paralelamente, os investimentos continuam, tanto em aperfeiçoamento de tecnologia, matérias-primas mais eficientes e que garantam maior durabilidade e performance, além de investimentos na capacitação de profissionais da construção civil para que possam usar os produtos com assertividade e segurança.
Assim, os verdadeiros protagonistas desta história, os heróis e profissionais da construção civil que enfrentam as dificuldades do dia a dia nas obras, contarão sempre com a Vedacit, a sua fiel mentora que oferece os produtos e ferramentas essenciais para que eles sejam bem-sucedidos e conquistem a paz que tanto precisam para entregar um serviço de excelência. E é essa relação de confiança e proximidade que iremos fortalecer por meio do nosso novo posicionamento Vedacit é ”PAZ pra toda Obra”.
E na história da sua empresa, você já sabe quem é o herói?
* Vitor Cybis é executivo de Marketing da Vedacit, com mais de 24 anos de experiência em Marketing, Trade Marketing e Vendas, tendo passado por empresas de bens de consumo como Nestlé, Kellogg\'s, Suvinil | BASF e Apple. Especialista em estratégias que impulsionam market share com rentabilidade, fortalecem o branding, além de co-desenvolver abordagens Go to Market por canais e regiões, Vitor possui um MBA em Shopper Marketing pelo BI International e é um entusiasta da inovação.
1 – Star Wars é uma franquia criada pelo cineasta George Lucas, que conta com uma série de nove filmes de fantasia científica e dois spin-offs.
2 - Yoda é um personagem fictício no universo de Star Wars, é um sábio Mestre Jedi que liderou o Conselho Jedi por anos.