A Packseven, uma das principais empresas brasileiras do setor de embalagens flexíveis, anuncia com orgulho sua saída do processo de Recuperação Judicial (RJ). Este marco, alcançado por menos de 10% das empresas que entram nesta situação, reflete a sólida construção e execução de um plano estratégico que estabilizou a empresa e reorganizou suas operações e finanças.
Desde 2020, quando a Packseven entrou em RJ em meio à instabilidade da pandemia, a empresa implementou uma série de medidas para reestruturar suas operações e finanças. Entre as ações adotadas, destacam-se a organização interna, estabelecendo um ambiente de confiança entre os funcionários, e a mudança nos métodos de trabalho, ajustando processos administrativos e operacionais para obter maior eficiência.
Além disso, a Packseven manteve uma comunicação transparente com seus fornecedores e clientes, assegurando as condições de crédito e o fornecimento dos produtos. A reestruturação financeira iniciou-se com o congelamento das dívidas, o que permitiu manter o foco nas demandas internas, redução de custos, movimentação de pessoal e melhorias na estrutura de capital por meio de novos veículos de financiamento.
Kleber Avila, CEO da Packseven, ressalta que os funcionários e a equipe de gestão tiveram um papel importante durante o processo. “Todos se envolveram ativamente nas medidas de saneamento, controles, redução de custos e na reorganização. Trouxemos como pilares claros a necessidade de engajamento e colaboração - o famoso brilho do olhar de pertencer sempre esteve por aqui. Assim, com um forte trabalho em equipe, superarmos este desafiador obstáculo. Nossos colaboradores foram fundamentais para conseguirmos alcançar os objetivos”, destaca.
Ao longo dos últimos quatro anos, a companhia também contou com o apoio de renomadas empresas para conduzir sua recuperação. A Vancouver Advisory, que tem como sócias Cristiane Sacca e Giovana Micheletto, foi responsável pela estabilização inicial do pedido de recuperação, identificando oportunidades de melhoria e implementando medidas de reestruturação. O escritório TWK forneceu assessoria jurídica especializada, auxiliando na elaboração de contratos e negociações. A Deloitte, como Administradora Judicial, garantiu a precisão dos registros contábeis e acompanhou o processo, assegurando conformidade com as normas contábeis e regulamentações vigentes.
“A equipe multidisciplinar de parceiros contribuiu com seus conhecimentos e expertise para auxiliar a empresa a superar a crise e retomar a saúde financeira. Desta forma, orientamos a Packseven para atender todos os requisitos necessários com compromisso e responsabilidade e, assim, realizarmos uma reestruturação empresarial de sucesso”, conta Cristiane Sacca, sócia fundadora da Vancouver Advisory.
Na reta final da RJ, a Packseven demonstrou uma recuperação sólida por meio dos indicadores financeiros e operacionais, incluindo uma lucratividade sustentável e uma melhora significativa na liquidez, que proporcionou segurança financeira, crescimento das vendas e a implementação de novas formas de gestão que trouxeram maior eficiência operacional.
A experiência da Recuperação Judicial ensinou à Packseven a importância do planejamento financeiro, gestão de custos, comunicação, diversificação de fontes de receita, resiliência, adaptabilidade, gestão de riscos, aprendizado contínuo e formação de parcerias estratégicas.
Com a saída da RJ, a Packseven está posicionada para um futuro próspero. “Planejamos seguir focados na inovação, com o desenvolvimento de novos produtos, expansão de mercados e segmentos de atuação, além do investimento em marketing e estratégias de vendas”, adianta Kleber. “Os planos para o futuro são ousados, mas muito planejados e estáveis. Diante de tudo o que passamos, temos mais credibilidade e confiança, estabilidade financeira e, por consequência, a retomada de investimentos para um crescimento sustentável”, assegura.
Sobre a Packseven
https://packseven.com.br/
A Packseven está há 27 anos no mercado e é considerada uma das maiores empresas brasileiras no segmento de embalagens flexíveis, com aplicação para todos os segmentos da indústria, oferecendo qualidade e segurança na criação de seus produtos.
Possui unidades fabris em Mogi Guaçu (SP) e Manaus (AM), onde são adotadas tecnologias de ponta e equipamentos de última geração para a produção de embalagens flexíveis com excelente rendimento e produtividade. Entre os principais produtos estão os filmes Stretch, Shrink, enfardadeira, as sacolas com alça camiseta e as embalagens à vácuo para produtos alimentícios.
Evidenciando a sustentabilidade, a Packseven trabalha com o ideal de reciclagem ECO Circular, no qual utiliza e reutiliza o plástico de maneira inteligente em todos os processos. A empresa possui certificação ISO 9001, além de aplicar, constantemente, rigorosos testes, que garantem as melhores entregas aos clientes. Mantendo o compromisso com os requisitos legais e ambientais segue o protocolo SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit), auditoria ética de fornecedores que avalia as práticas de negócios responsáveis, incluindo questões trabalhistas, de saúde e segurança, meio ambiente e ética empresarial.