Movimento construção saudável ressalta a importância das empresas apoiarem causas sociais

O Movimento Construção Saudável promoveu um debate sobre “Propósito e Causa - Por que as empresas devem adotar em sua governança as causas sociais?”. Transmitido ao vivo, pelo InovaBraHabitat, os participantes conversaram sobre a importância da impermeabilização para a saúde, como ampliar a conscientização sobre o tema, a relevância das causas sociais na atuação das indústrias e do ensino sobre impermeabilização para os profissionais de arquitetura e engenharia.

O professor doutor Júlio Cesar Barbosa, diretor executivo do Movimento Construção Saudável, foi responsável pela mediação do evento. Ao apresentar o Movimento, convidou Ariovaldo Torelli, presidente da Viapol, para falar sobre a experiência de fazer parte dessa importante iniciativa. “O Movimento vem de encontro aos princípios básicos da Viapol. Temos como diretriz primeiro preservar as pessoas, a sociedade civil e em terceiro a preocupação com os ativos patrimoniais. Quando unimos tudo isso, à diretriz de preservação da saúde das pessoas com a ideia do Movimento, juntando saúde com impermeabilização, fica muito mais forte”, afirma Torelli.

O painel sobre Saúde e Educação contou com a participação de Danilo Pastorelli, mestre em economia e sócio-proprietário da Invictus desenvolvimento humano e Fábio Soares, engenheiro Civil, doutorando e pesquisador CNPq. Os profissionais debateram a relação entre educação e saúde e o comportamento humano como foco de mudanças efetivas para a conscientização da sociedade.
Danilo ressaltou a importância de olhar para a saúde das habitações e da atuação em conjunto de empresas do mesmo segmento.

“A iniciativa é louvável e cada um em seu espaço de atuação consegue trazer uma colaboração fantástica”. Fábio enfatizou o impacto da pandemia no último ano e as necessidades básicas que ficaram ainda mais evidentes neste período. “A pandemia veio para mostrar que nós realmente precisamos mudar o cenário das habitações. Nossa relação com a casa e com os ambientes mudou. A pandemia nos fez avaliar a qualidade e as necessidades de melhorias dos ambientes em que em vivemos”.

Na sequência, Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, falou sobre o legado do Movimento. “Queremos que o Movimento seja parte de um esforço colaborativo que tem como pano de fundo a visão sistêmica dos desafios da construção civil, inseridos no Brasil onde um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza. Esse é um problema central para o nosso país e para a realização do nosso propósito”, ressalta Marcos. “O Movimento tem como função articular, trazer o conhecimento da causa, ser um agente protagonista na provocação do tema da construção saudável. Nosso legado é exatamente esse: ajudar na conexão entre as empresas do setor com as pessoas que enfrentam esse grande desafio de saúde, de ter uma habitação digna”.

O painel seguinte reuniu Fabiola Vasconcelos Cecon, presidente do Movimento Construção Saudável, e Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil, para falarem sobre a importância de adotar causas sociais. “Fico feliz em acompanhar a mudanças nas empresas. Antes, o objetivo era apenas custear os programas e agora participam ativamente e caminham junto com as causas sociais. As empresas trabalham com um propósito real”, afirma Fabíola.

A presidente do Movimento também falou sobre a relevância de compartilhar conhecimento. “A impermeabilização é parte fundamental da construção, mas infelizmente no Brasil não é tratada dessa forma. Existe um desconhecimento de que a falta da impermeabilização pode provocar problemas de saúde. Nossa intenção com o Movimento é fortalecer a mensagem, amplificar a comunicação, atuar em diversas frentes, classe médica, população, universidades, profissionais do setor (arquitetos, pedreiros, engenheiros) e juntos melhorarmos a qualidade da saúde da população por meio de habitações saudáveis”.

Viviane Manci trouxe sua experiência no mercado automotivo e na Fundação Toyota do Brasil para contribuir com o debate. “Eu conheço os desafios de quem mora em comunidade e não tem acesso a uma residência de qualidade. Esse drama que uma parte dos brasileiros vive eu acompanhei muito de perto, em trabalhos voluntários e nas empresas que trabalhei. Fico feliz em ver iniciativas como essa do Movimento surgindo neste momento, e ganhando força porque é muito difícil resolver os problemas da sociedade de forma isolada. Acredito que precisamos atuar juntos para que possamos fazer uma entrega de qualidade. Uma empresa não dará certo em um país que não deu certo. O desenvolvimento econômico é para todos”.

O encontro completo está disponível na plataforma de conteúdo do InovaBraHabitat. Para assistir acesse: https://inovabraplay.netshow.me/acesse-sua-conta .

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Editorias: Construção e Arquitetura  Negócios  Recursos Humanos  Terceiro Setor
Empresa: RelatioNOW