Vedacit Labs conclui segundo ciclo oferecendo soluções inovadoras para construção civil
As cinco startups participantes do Vedacit Labs desenvolveram produtos que levam inteligência e tecnologia para otimizar a atuação no segmento

O segundo ciclo do Vedacit Labs, programa de Inovação Aberta, foi concluído com sucesso. Mesmo em um ano atípico, as cinco startups aceleradas conseguiram desenvolver e aprimorar tecnologias que trarão mais melhorias para o setor da construção civil. Break even, faturamento quintuplicado e melhoria nos processos estão entre as conquistas deste ciclo.

Em quatro meses de aceleração, foram mais de 50 reuniões, 46 metas cumpridas, 26 mentorias realizadas, 14 projetos mapeados, e 15 potenciais clientes que já experimentaram os novos serviços. Todas as participantes oferecem soluções tecnológicas para a construção civil.

A Prevision tem um software que traz agilidade para o planejamento e gestão. Com uma comunicação compartilhada, é possível determinar o melhor cenário físico-econômico, com visão do status, indicadores e gráficos didáticos de todas as obras em uma só tela. A startup atingiu o break even (ponto de equilíbrio) no início do Programa e teve um crescimento de 90% durante o período de aceleração. A nova ferramenta desenvolvida já tem a adesão de três novas construtoras.

A Construct In é uma plataforma que permite a documentação e o acompanhamento de obras através do uso de uma câmera 360º no canteiro, uma solução focada em construtoras e gerenciadoras. No Vedacit Labs desenvolveu duas frentes: oferecer a solução como serviço de digitalização das construtoras, visando uma melhor gestão, e a implantação da tecnologia em home centers para controle da disposição de produtos nas gôndolas. Durante o Programa, o faturamento da startup quintuplicou e cinco construtoras de diferentes portes e perfis aderiram à solução. No varejo, está em teste em um home center parceiro da Vedacit.

A Omni-electronica tem a missão de potencializar a interação entre pessoas e os ambientes que ocupam. Por meio de IoT (Internet of Things) e uma plataforma de IA (Inteligência Artificial) enxerga as necessidades reais de cada edifício. No Vedacit Labs, trabalhou a solução para monitorar a qualidade do ar, incluindo o módulo para identificar a presença de coronavírus, salientando a necessidade de realizar um protocolo de parâmetro e boas práticas para garantir a saúde das pessoas. O projeto está em funcionamento na Vedacit, monitorando a qualidade do ar e medindo todas as variáveis nos ambientes de trabalho. A startup fez a coleta de amostras e está realizando um estudo para publicação científica do caso.

A ConnectData oferece tecnologia IoT para controle e tomada de decisões sobre produtividade, eficiência e segurança na construção civil, do supply-chain ao canteiro de obras. O projeto desenvolvido durante o Programa está em fase de implantação na Vedacit. A solução rastreia os produtos durante a movimentação em toda a cadeia produtiva, desde os fornecedores, nas fábricas, até a saída para varejo e o cliente final (construtoras). O monitoramento traz melhorias aos processos logísticos, com a otimização de estoques, processos de compras e o acompanhamento em tempo real, contribuindo para aumentar cada vez mais a eficiência na operação.

A ElixirAI possui uma plataforma de IA que auxilia nos processos de S&OP, Previsão de Demanda, Compras e Planejamento, analisando os dados e identificando quais são relevantes para prever vendas no varejo, maximizando o lucro, diminuindo a ruptura e o excesso de estoque nos pontos de venda. No Programa, trabalhou com a oferta do serviço de medição do sell-out do varejo a partir da Secretaria da Fazenda (via certificado digital). Mais de 120 lojas já estão utilizando a solução, que permite que indústria e varejo tenham uma melhor conexão.

Cerca de R$2 milhões foram investidos no Programa. O objetivo é ampliar a oferta de soluções ao segmento de construção civil, disponibilizando produtos, serviços e tecnologias. “Inovação é fundamental na construção. Queremos ser um agente que contribua com a evolução deste setor, atraindo os empreendedores para apoiar a jornada de digitalização de toda a cadeia da construção. E não menos importante, acreditamos que podemos contribuir também com o olhar sobre a sustentabilidade, proporcionando a eficiência nos canteiros de obras, acelerando a digitalização da indústria de materiais e do varejo. Faz parte de nossa responsabilidade: estamos aqui para criar valor compartilhado com a sociedade, fazendo da inovação uma das ferramentas principais de transformação”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit e um dos fundadores da Vedacit Soluções Tecnológicas.

O Vedacit Labs faz parte da Vedacit Soluções Tecnológicas, empresa criada levar novas tecnologias e serviços aumentando a produtividade na construção civil. O Programa seleciona novos modelos de negócio, acelera e encontra as iniciativas aderentes a proposta. “A Vedacit é uma das primeiras empresas que investem em inovação no setor e oferece um caminho completo para trilhar. Uma startup participa do Vedacit Labs, desenvolve sua solução e após o período de aceleração tem a oportunidade de escalar o negócio em parceria com a Vedacit Soluções Tecnológicas. É uma entrega de valor para o mercado, levando cada vez mais tecnologia e contribuindo para modernização do setor”, ressalta Luis.

Sobre a Vedacit Soluções Tecnológicas

A Vedacit Soluções Tecnológicas nasce no mercado de construção civil com o foco na SERVITIZAÇÃO e em sistemas de construção baseados em dados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O novo modelo de negócios irá fortalecer o relacionamento com o mundo construtoras, possibilitando a atuação direta na “dor” dos clientes, por meio da velocidade de execução, redução de custos e desperdícios nas obras.
O objetivo da empresa é atuar no B2B com soluções focadas na saúde das edificações e no B2C oferecendo a digitalização da indústria de materiais e do varejo da construção civil.

Seu portfólio para o B2B é iniciado com a ConstruCode, Cianove – soluções para automação e serviços em impermeabilização, Prevision e ConstructIn. Para o B2C a solução é oferecida em parceria com a ElixirAI, plataforma de inteligência artificial para o varejo e para a indústria de materiais.

A empresa representa a servitização da Vedacit – líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil no país. Com 84 anos de atuação, a Vedacit é genuinamente nacional e possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil, além de quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Editorias: Construção e Arquitetura  Negócios
Empresa: RelatioNOW