Agência WMcCann tem parceria exclusiva com Awin para estratégias de marketing de afiliados
Jéssica Donoso

Com cinco anos de atuação conjunta, a WMcCann realiza ações de performance e awareness bem-sucedidas para seus clientes Nescafé Dolce Gusto e Starbucks at Home. Atualmente, marketing de afiliados representa 10% de tudo que é vendido

A WMcCann, uma das agências de publicidade mais importantes e reconhecidas do Brasil, por desenvolver campanhas criativas e premiadas para algumas das marcas mais relevantes do país, escolheu a Awin, uma das maiores empresas mundiais de marketing de afiliados, para ser sua parceira exclusiva na definição de estratégias de afiliação para os clientes Nescafé Dolce Gusto e Starbucks at Home há cinco anos.

O primeiro desafio apresentado pela WMcCann foi uma estratégia assertiva capaz de ajudar a aumentar de forma significativa a performance de vendas diretas e indiretas das duas marcas. “Desde o princípio, nós estabelecemos um trabalho conjunto muito colaborativo e eficiente, pois procuramos entender as necessidades específicas das duas marcas e percebemos na equipe da agência muita dedicação em entender como funciona o segmento de afiliação, bem como confiança nas nossas recomendações”, diz Luiz Mansanaro, Head de Serviços aos Clientes da Awin.

Jéssica Donoso, gerente de Mídia da WMcCann, por sua vez informa que a agência já trabalhava com a Awin quando ingressou na equipe, e que teve sintonia imediata com o trabalho realizado pela Awin na área de performance, cujos resultados são muito bons. Segundo ela, nestes anos em que trabalhamos com afiliação, a WMcCann tem utilizado a plataforma para selecionar os afiliados e conta com o apoio da equipe de atendimento da Awin na definição de estratégias, em especial as promoções apoiadas pelas fintechs, empresas de cupons, como Cuponomia e Promobit, e de pontuações, como Dotz. “Os consumidores realmente apreciam receber benefícios por suas aquisições que possam ser utilizados nas futuras compras’, comenta a executiva da agência.

Os investimentos feitos nas ações de marketing de afiliados tem um custo-benefício muito menor do que as campanhas na mídia tradicional, além disso o retorno sobre o investimento é excelente e nossos clientes estão bem satisfeitos. A alavancagem das vendas motivou a expansão das ações de marketing de afiliação, com iniciativas para ampliação de awareness, realizadas por meio de campanhas junto a websites como o AdoroCinema, especializado em lançamentos, resenhas, notícias sobre premiações e estrelas das telas de cinema, o IGN Brasil, maior site de games para Xbox, PS3, PS4 e PC, e Tecmundo, entre outros afiliados da Awin.

“Temos combinado campanhas de awareness e performance com cashbacks atrativos em diversos parceiros como a Meliuz, obtendo um feedback muito positivo da audiência. Isso só nos motiva a buscar em nossas reuniões trimestrais com a Awin novas sugestões de iniciativas com os afiliados que, em geral, bem recebido. Além disso, recentemente, em novembro, disparamos e-mail marketings com o apoio da Awin pela primeira vez. É uma ferramenta tradicional, mas continua a ter uma ótima resposta dos consumidores”, ressalta Matheus Campos, supervisor de Mídia da WMcCann.

A WMcCann considera a Awin uma parceria estratégica e sinérgica, porque torna a seleção dos influenciadores, sites de cashback e fintechs muito mais fácil e prática, oferecendo uma visão completa e objetiva de toda a jornada de compra realizada por meio de seus afiliados, desde o primeiro clique até o último. Valoriza também os relatórios fornecidos pela parceira, que podem ser personalizados, de acordo com parâmetros e necessidades de cada anunciante, algo fundamental em um mundo no qual performance é determinante de sucesso. “Com nossa parceria, nós falamos só com a equipe da Awin e temos acesso a 60 ou mais parceiros, tendo controle em um só lugar de todo o funil de vendas, o que facilita e torna muito mais assertivas as nossas decisões. É um parceiro que nos oferece transparência, honestidade, credibilidade e confiança”, enfatiza Jéssica.

De acordo com Campos, mesmo os afiliados tendo perfis e objetivos completamente diferentes dentro das estratégias da Nescafé Dolce Gusto e Starbucks at Home, a WMcCAnn tem todo o apoio que necessita da equipe da Awin. “Eles estão sempre prontos a oferecer sugestões e para propor novas estratégias. Estão a um WhatsApp de distância, além de termos as reuniões constantes, nas quais nos mostram estudos do segmento, que destacam, por exemplo, o crescimento das fintechs e o quanto o cashback influência na decisão de compra. Destacando o quanto podem gerar em conversão e propondo novas estratégias para o incremento da receita do cliente”, comenta o supervisor da agência.

“A Awin tem uma visão muito detalhada e estratégica do mercado de afiliados, um ecossistema que é imenso e que tem um grande potencial para ampliar as vendas de nossos clientes, o que nos ajuda a encontrar oportunidades que são muito interessantes e valiosas para oferecermos ainda mais excelência em nosso atendimento e em termos de criatividade estratégica a fim de trazer melhores resultados comerciais e financeiros. Prova disto é o marketing de afiliação representando hoje 10% da receita de tudo que é vendido nas duas marcas, incluindo produtos e acessórios”, conclui Jéssica.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: GP Comunicação