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Genetec revela 10 dicas para equipes de segurança maximizarem o monitoramento com Security Center
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Adriano Camargo
Adriano Camargo


Com o uso da plataforma da Genetec é possível otimizar rotinas cotidianas, liberar tempo para ações mais estratégicas e direcionar esforços para garantir uma segurança ainda mais eficiente

São Paulo, SP, Brasil - agosto de 2023 — Garantir a segurança de propriedades, equipamentos e colaboradores é uma tarefa desafiadora para empresas em ambientes movimentados, como indústrias, lojas, aeroportos, hospitais, entre outros. Monitorar espaços com câmeras, controlar portas e cancelas, responder a chamadas internas e tratar alarmes são práticas essenciais para enfrentar os desafios de segurança. Uma abordagem formal e tecnologicamente avançada é fundamental para garantir a proteção de todos envolvidos.

Encontrar maneiras eficazes de organizar e gerir as tarefas cotidianas é crucial para aumentar a eficiência do monitoramento de segurança. Isso permite ao gestor e à equipe de segurança ter maior controle sobre as operações, liberando tempo para atividades mais estratégicas e a compreensão das demandas operacionais e de negócios em que a área pode contribuir.

Nesse sentido, a Genetec, líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, gestão de operações e inteligência de negócios, apresenta 10 maneiras simples de otimizar as rotinas de monitoramento no Security Center 5.11, aproveitando recursos e funcionalidades específicas. Essas práticas visam aprimorar a eficiência operacional e proporcionar maior tranquilidade ao lidar com questões de segurança em ambientes diversos.




1) Customizar os layouts de telas de monitoramento - Ao monitorar ativamente a segurança, é possível maximizar o espaço no monitor com layouts de janelas customizadas. Preencha-as com câmeras específicas, mapas e dados relevantes para uma supervisão mais eficiente. Com diferentes layouts salvos no Security Center, é fácil alternar entre eles, tornando o monitoramento mais contextualizado e informado. Isso permite otimizar a segurança e agilizar a tomada de decisões.

2) Configurar sobreposições do Visual Tracking - O Visual Tracking é um recurso gratuito do Security Center que agiliza o rastreamento de suspeitos em um prédio, economizando tempo crucial. Permite supervisionar rondas de guarda através de sobreposições gráficas em janelas de vídeo, facilitando a alternância rápida entre câmeras. Ao passar o mouse pela sobreposição, é possível visualizar um preview do vídeo antes de selecionar a câmera. Além disso, o recurso permite assistir a vídeos ao vivo ou gravados, fornecendo um resumo forense completo durante investigações. A configuração do Visual Tracking é fácil e rápida, vinculando as câmeras de forma personalizada com diferentes tamanhos, formas e cores, de acordo com as preferências e necessidades dos usuários. De acordo com Adriano Salomão, diretor de Engenharia da Genetec Brasil, esse recurso é indispensável para otimizar a segurança e maximizar a eficiência do monitoramento.

3) Fazer pesquisa rápida - ao monitorar ativamente o ambiente e encontrar algo que parece não estar certo, usando o recurso Pesquisa Rápida do Security Center, pode-se investigar imediatamente atividades suspeitas para descobrir o que ocorreu. Ao alternar entre câmeras, por exemplo, e percebe que uma janela está quebrada em uma área específica, pode ativar a ferramenta de Pesquisa Rápida para filtrar as gravações de vídeo e encontrar o momento exato em que o incidente ocorreu e é possível consultar inclusive quais operadores estavam de plantão naquele momento ou marcar o evento como favorito e registrar um incidente, se necessário.

4) Vincular todas as instalações - muitos operadores encontram valor no uso do recurso de mapa do Plan Manager, pois permite que encontrem rapidamente portas, intercomunicadores e câmeras, especialmente em ambientes maiores ou instalações em vários locais. Embora a maioria tenha adicionado todas as instalações em seus mapas, nem todos dedicaram tempo para vinculá-las. Isso significa garantir que as portas estejam associadas a câmeras ou intercomunicadores próximos e outros dispositivos. Quando tudo está vinculado, sua segurança fica realmente unificada e é possível desbloquear uma porta durante uma conversa por intercomunicador ou ver imediatamente o vídeo associado sempre que alguém passa um crachá na porta. “Apesar de pareça algo sem importância, esse tipo de configuração de nível seguinte pode render dividendos ao acelerar seus tempos de resposta a incidentes, evitando que tenha de retornar ao mapa para encontrar um dispositivo próximo, enquanto está lidando com uma tarefa importante”, destaca Salomão.

5) Experimentar o recurso Incident Recording – ao detectar um incidente em andamento, use o Incident Recording para gravar a janela de monitoramento. As gravações de vídeo das câmeras serão automaticamente mantidas em sequência como um único videoclipe. Este recurso cria um storyboard do incidente em andamento, que pode ser salvo e exportado em um vídeo compilado com observações do operador, alarmes ou outras informações, tornando-se um relatório completo para referência futura ou compartilhar com terceiros. Os destinatários podem visualizar facilmente o arquivo por meio de um player de vídeo, agilizando o processo investigativo.

6) Usar o Privacy Protector integrado – as leis de privacidade atuais exigem que as empresas equalizem o direito das pessoas à privacidade e à segurança e o não cumprimento desses regulamentos em evolução pode levar a penalidades significativas. Mas garantir a privacidade pode ser um desafio quando se tem câmeras apontadas para o público. “Por esta razão, investir em soluções de segurança criadas com Privacidade por Design oferece vários recursos que ajudam a fortalecer o compliance com a privacidade”, diz Salomão. No Security Center, um desses recursos integrados é o KiwiVision™ Privacy Protector, que possibilita à equipe monitorar vídeos ao vivo ou gravados enquanto desfoca áreas específicas ou qualquer coisa que não seja o plano de fundo estático. Assim os operadores podem ver claramente o contexto de fundo de uma janela de vídeo e entender o que está acontecendo, sem identificar os indivíduos em movimento. Caso ocorra um incidente, os supervisores podem acessar a filmagem sem desfoque para identificar os culpados ou enviar o vídeo como prova.

7) Ativar o Monitor de Integridade da Câmera - garanta que as câmeras e outros dispositivos estejam funcionando corretamente. Se um dispositivo ficar off-line ou for encoberto sem que alguém perceba, isso deixará lacunas na segurança. O Monitor de Integridade da Câmera KiwiVision automaticamente monitora e alerta sobre falhas nas câmeras como adulteração, diminuição da qualidade do vídeo ou mudança abrupta de direção. “Isso permite que os operadores se concentrem em monitorar a segurança do ambiente”, destaca Salomão.

8) Configurar analíticos com intenção – o uso de analíticos de detecção de movimento pode ajudar os operadores a identificarem e qualificar ameaças mais rapidamente ao monitorar seu ambiente. Mas se não forem configurados corretamente, podem acabar mais atrapalhando do que sendo uma ferramenta útil. Para aproveitar ao máximo esse recurso é importante certificar-se de que a configuração foi minuciosa e cuidadosa. Isto porque se houver, por exemplo, uma árvore no cenário, serão geradas muitas notificações desnecessárias em um dia de ventania. A configuração de outros analíticos, como estimativa de público e contagem de pessoas, também pode ser muito útil em determinadas circunstâncias.

9) Unificar monitoramento de intrusão - o monitoramento de intrusão agora faz parte do pacote básico do Security Center 5.11, isto significa que dá para atribuir vários portadores de cartão ou grupos de pins diferentes para armar e desarmar zonas específicas e responder rapidamente a qualquer alarme de intrusão diretamente de um mapa das instalações. Ao unificar o monitoramento de intrusões, é possível ver o vídeo associado e as informações do portador de cartão, bem como associar diferentes tipos de ações a eventos específicos, como o acionamento de um nível de ameaça, tendo uma visão completa dos fatos para orientar os operadores na resposta à situação. Além disso, dá para configurar o armar e desarmar automático com base em cronograma. “Isso garante que, se a última pessoa a sair se esquecer de armar o sistema, suas instalações não serão expostas. Além disso, o gestor pode obter relatórios sobre eventos de intrusão para identificar problemas recorrentes ou se informar para as investigações”, explica Salomão.

10) Olhar os relatórios gráficos – ajudam a agregar todos os dados para entender melhor o que está acontecendo em seu ambiente, fornecendo informações valiosas sobre quantas pessoas acessaram edifícios diferentes ou quantos alarmes foram percebidos na última semana e por quem. Estes gráficos podem ter dados filtrados com base em dias, horários, zonas, instalações, tipos de eventos ou alarmes específicos e muito mais. Dá também para criar diferentes painéis com vários tipos de relatórios visuais e para mantê-los na tela enquanto monitora suas câmeras e realiza outras tarefas.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: GP Comunicação  
Contato: Clezia Martins Gomes  
Telefone: 11-3129-5158-

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