|
... |
Nesta edição, a Awin selecionou novamente 100 afiliados, entre seus 240.000, que se destacaram pela inovação e eficiência das ações, obtendo melhores resultados de negócios (4,5 bilhões em receitas e 53 milhões de vendas). Detalha também tendências que continuam a nortear o mercado, como e-commerce ético e terceirização de inovação, entre outras
A Awin, uma das maiores especialistas em marketing de afiliados do mundo, apresenta este mês ao mercado o Awin Report 2023 Power 100, que traz os perfis dos 100 mais relevantes parceiros de sua plataforma no mundo, com seus respectivos casos de sucesso, com o objetivo de destacar ações inovadores e eficientes, que refletem as principais tendências globais do segmento.
“Em 2022, nós decidimos pela primeira vez fazer uma ampla pesquisa analítica em nossa própria base para escolher os 100 afiliados globais mais poderosos, ou seja, com maior poder de influência e de obtenção de resultados. Os critérios utilizados para esta avaliação foram a capacidade de serem criativos, inovadores e eficientes, com o desenvolvimento de ações que realmente trouxeram resultados em termos de negócios e rentabilidade”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.
Os números globais dos afiliados selecionados no relatório são realmente impressionantes. Os Power 100 juntos são responsáveis por gerar 4,5 bilhões em receitas para as empresas contratantes, na venda de 53 milhões de produtos e serviços dos mais variados produtos e serviços para 7.465 marcas parceiras. “Se tomarmos como referência os números de 2022, houve um crescimento médio de 37% no faturamento gerado e de 22% no volume de vendas concluídas, além de um Retorno sobre o investimento (ROI) médio de 14:1”, diz Genoveze.
Segundo ele, devido a excelente receptividade do mercado, a Awin resolveu replicar este modelo em 2023 aprimorando a análise e o detalhamento das principais tendências que estão norteando o mercado mundial. “As tendências continuam as mesmas só foram reforçadas pelas demandas dos próprios consumidores: e-commerce ético, não só a geração Z e os millenials, mas pessoas de todas as idades, estão mais engajadas em temas relacionados a ESG – governança, consciência e diversidade social e preservação do meio ambiente”, explica Genoveze.
Outra tendência é a terceirização da inovação, que continua mais atual do que nunca, com a adoção mais intensa de novas tecnologias como IA e IoT, é fundamental que anunciantes e influenciadores possam contar com parceiros tecnológicos para viabilizar ações cada vez mais interessantes e efetivas nos mais variados canais de relacionamento. “A tecnologia está incorporada ao dia a dia das pessoas e o brasileiro adere muito facilmente a novas alternativas tecnológicas, sendo fundamental que nossos afiliados estejam sempre atualizados e prontos a oferecer experiências cativantes e disruptivas”, ressalta o executivo da Awin.
“Depois da pandemia, a adesão de influencers, criadores de conteúdo, blogueiros, apresentadores de podcasts e anunciantes, de todos os portes, à nossa plataforma cresceu muito, porque começaram a ver as vantagens de poderem definir estratégias mais assertivas, com benefícios mútuos. Isso ampliou de forma significativa o número de afiliados no Brasil, o que vem demandando também maior procura deles por profissionalização devido ao compromisso com suas respectivas audiências”, detalha Genoveze.
Por esta razão está ocorrendo uma redefinição de afiliados, com muitas empresas e pessoas físicas afiliadas procurando encontrar e oferecer maneiras completamente novas de se conectar com as audiências, com tratamentos diferenciados dos canais e abordagens adequadas para acomodar várias camadas de complexidade. “Esses talentos entenderam que o conteúdo que produzem é qualificado e deve ser tratado profissionalmente na hora de se apresentar ao mercado anunciante e hoje eles valorizam o apoio de uma plataforma como a nossa para conhecer seus próprios números, o impacto das suas ações junto ao público e sua capacidade de gerar vendas, relacionamentos e novos negócios para seus parceiros comerciais”, afirma o country manager da Awin.
Para Genoveze, considerando só estas três tendências, o Awin Report 2023 já é uma ferramenta valiosa para os diferentes stakeholders do mercado brasileiro entenderem a importância do segmento de marketing de afiliados e seu impacto na geração de novos negócios. “Eu considero uma leitura valiosa, porque traz as principais conquistas e tendências do nosso setor, com referências para os influenciadores e anunciantes locais. O Awin Power 100 visa inspirar, embasar e desafiar as percepções nosso segmento, sendo um guia para que empresas anunciantes e produtores de conteúdo realizem novas iniciativas, com estratégias cada vez mais acuradas”, enfatiza.
Outra tendência apontada pelo Awin Report 2023 são foco nos mercados locais, pois muitos produtos são globais, mas sua oferta e conceituação precisam atender às demandas e características locais. Os afiliados da Awin já sabem disto há anos, mas a tendência é que esta adequação se acentue. “Não é à toa que Independentemente do tamanho, todos os parceiros selecionados no Awin Report Power 100 são potencias regionais em seus escopos e se destacam no que fazem. No Brasil, penso que podemos incluir nesta tendência o crescimento dos nano influenciadores que produzem conteúdo altamente especializado e focado em nichos, muitas vezes pequenos, mas cuja efetividade é surpreendente”, comenta Genoveze.
E, por último, procurar ser global, alguns anunciantes, influenciadores e criadores de conteúdo podem e devem buscar abrangência global e mostrar sua capacidade de liderar e inovar, oferecendo conteúdo de qualidade para gerar vendas de indústrias dos mais variados setores. “Mesmo com os últimos acontecimentos mundiais, como recessão em diversos países, guerra entre Ucrânia e Rússia e diferenças comerciais entre EUA e China, o mercado global é amplo e os influenciadores e anunciantes brasileiros podem e devem se planejar e utilizar estratégias de afiliação para expandir seus horizontes para outros países. Criatividade e competência para isto não faltam”, conclui o executivo da Awin.
Entre os afiliados latino-americanos presentes no Awin Report 2023 Power 100 estão as empresas brasileiras Banco Inter, Cuponomia, Grupo NZN, Méliuz, Qual notebook comprar e a chilena knasta. Marcam presença também grandes marcas conhecidas no Brasil e na América Latina, como BuzzFeed, El País, Forbes, Microsoft, Payback, TikTok, e Yahoo, entre outras.
Para baixar o Awin Report 2023 Power 200, acesse este link.