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Rodrigo Genoveze |
De acordo com a Globo, 54% dos casais devem comprar presentes na data, sendo que 26% pretendem comprar produtos entre R$ 101,00 e R$ 200,00, e 19% entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Neste cenário, muitos devem se inspirar em dicas criativas dos influenciadores e incentivos de compras, sendo o cashback um dos principais na hora de definir a melhor forma de surpreender os parceiros
São Paulo, junho de 2023 – A Awin, uma das maiores redes de marketing de afiliados do mundo, acredita que este ano o e-commerce deve ter um bom desempenho em função do Dia dos Namorados, com crescimento significativo nas vendas diretas dentro de alguns setores. Segundo levantamento da empresa, a expectativa é que o faturamento relacionado às vendas efetuadas via afiliados registre um aumento relação ao ano passado. Além disso, a comissão paga aos influenciadores e afiliados deve ser maior, em especial nos segmentos de beleza, moda e perfumaria
Em 2023, a tendência é que os apaixonados apostem em presentes dos setores de perfumaria, cosméticos, vestuário, calçados, chocolates e flores para encantar os parceiros. Os setores mais buscados pelos consumidores devem crescer em torno de 10,3% a 12,8%, o que sinaliza uma pequena recuperação em relação a 2022, quando o crescimento foi de 9,8% em relação à 2021, segundo a e-Commerce Brasil.
“O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo nacional e os anunciantes estão investindo em parcerias com nossos afiliados a fim de terem conteúdos qualificados, criativos e personalizados para promover seus produtos. Por isso, acreditamos que teremos crescimento em relação à 2022, porém as pessoas estão um pouco apreensivas devido ao cenário econômico atual e existe uma tendência a procurarem dar presentes mais acessíveis, em função dos índices de inflação e das altas taxas de juros”, acredita Rodrigo Genoveze, country manager da Awin no Brasil.
Seguindo previsões de uma das principais entidades do setor comércio eletrônico, a e-Commerce Brasil, a Awin acredita que terão melhores resultados as empresas que conseguirem compreender melhor às expectativas dos consumidores, mantendo boas relações com eles em todos os canais – websites, mobile apps, WhatsApp, redes sociais etc. - e oferecerem as melhores promoções, com cashbacks mais atraentes, por exemplo.
“É essencial que as companhias operem de modo integrado, garantindo que o consumidor seja reconhecido, independentemente do canal escolhido para interação. Uma tendência que deve se manter é a compra on-line com retirada direta nas lojas próximas das residências, sendo imprescindível que a empresa tenha feito um bom planejamento logístico”, ressalta Genoveze.
De acordo com o executivo da Awin, apesar de ser uma data específica, o Dia dos Namorados, assim como outras datas importantes, é uma excelente oportunidade para fortalecer a relação com o consumidor, focando no aumento no engajamento com a marca e oferecendo uma experiência satisfatória a ponto de garantir seu retorno ao e-commerce em um breve espaço de tempo – estratégias eficientes para isto são ofertas de fretes grátis, cupons e cashbacks.