Varejos obtém melhores resultados de vendas ao usarem programas de afiliação para fecharem parcerias com influenciadores digitais

• Hoje, as campanhas de marketing on-line incluem, em sua maioria, ações em parceria com influenciadores digitais, que conseguem captar a atenção de mais de 70% dos internautas e gerar vendas efetivas para os targets das companhias – seja junto ao grande público ou nichos específicos.
• A plataforma de afiliação da Awin facilita o trabalho com os influencers, ao permitir ao usuário conhecer seu perfil, acessar o histórico de resultados, além monitorar e controlar todas as etapas de uma campanha de vendas.

Agosto de 2021 – A ingressarem no e-commerce e tornarem-se mais digitais empresas de todos os setores têm grandes dúvidas sobre como chamar mais atenção e obter os melhores resultados de divulgação e de vendas de seus produtos e serviços na Internet. Isto se justifica pela intensificação da concorrência no mundo digital, que exige a adoção de estratégias cada vez mais criativas, interativas e assertivas. Em sua maioria estas estratégias incluem ou deveriam incluir influenciadores, dispostos a conhecer o segmento, a marca, os produtos ou serviços, atuando como embaixadores junto aos seus seguidores, ou seja, consumidores em potencial.
Porém, para muitos negócios, especialmente os médios e pequenos, de nichos menos conhecidos ou técnicos têm uma grande dificuldade em saber quais são os influenciadores mais adequados, qual é exatamente o público atingido, ou seja, como conseguir melhores espaços on-line para se diferenciarem e marcarem presença junto ao cada vez mais crescente público digital.
“Para garantir competitividade no mundo on-line hoje, a empresa precisa que sua campanha de marketing seja apontada nas direções certas e precisas, senão será apenas mais uma e não conseguirá alcançar os resultados desejados”, afirma Rodrigo Genoveze, Country Manager no Brasil da Awin, uma das maiores redes de marketing de afiliados do mundo. Segundo ele, é aí que entra o trabalho da Awin, que por meio de sua plataforma permite que os gestores de marketing e vendas pesquisem e selecionem os influenciadores mais adequados para suas campanhas, de forma ágil e mais precisa, de acordo com seu budget e público-alvo, pagando para a companhia um percentual acessível sobre a negociação.
Para se ter uma ideia da eficácia e do potencial de retorno do investimento em vendas dado pelos programas de marketing de afiliados ou de “marketing de influência”, a Awin gerou R$ 30 milhões em receitas para clientes brasileiros no último ano. Isto é possível porque a Awin sabe que a chave para que seu produto chegue aos clientes é saber o que as pessoas consomem, quem exerce influência sobre elas (sejam pessoas, empresas ou portais de notícias que são suas referências) e quais são os melhores canais para se comunicar, despertar interesse e motivar as compras.
“Nesta era digital que vivemos, marcada pelo intenso uso das redes sociais e de e-commerces, assim como pela procura por todos os tipos de informações na Internet, as parcerias com os influenciadores digitais são fundamentais para se atingir o público-alvo, seja o grande público ou nichos específicos”, destaca Genoveze. Dados da QualiBest mostram que os influenciadores (que chegam a cerca de 71% do público on-line) detém o segundo lugar no poder de influência de compra de um produto, ficando atrás apenas de amigos e familiares. O grau de relação e confiança entre um influenciador e seu público é tamanho que recomendações de produtos geralmente se tornam mídia espontânea, uma parte essencial do crescimento online de uma marca.
Ao definir qual é o público a ser conquistado, é fundamental que a empresa possa monitorar e saber se suas tentativas estão sendo bem-sucedidas, ou caso contrário as razões dos resultados abaixo do esperado ou de eventuais fracassos na divulgação. Esta é outra vantagem dos programas de afiliação, como o da Awin, pois oferecem acesso irrestrito ao painel de ações dos influenciadores-parceiros para que sejam avaliados todos os passos do consumidor até a compra. “Além da transparência no trabalho de divulgação e promoção, o cliente tem à disposição todas as ferramentas para avaliar se o investimento na afiliação valeu a pena”, comenta Genoveze. Influenciadores na rede da Awin também recebem visibilidade de acordo com o sucesso de suas campanhas, o que ajuda em seus futuros projetos.
Segundo Genoveze, ao estar conectado a uma rede de influenciadores (afiliados), seu negócio pode ter acesso a um influencer que se comunica exatamente com o público que você quer atingir, tendo uma análise de resultados em tempo real, que serve como base para, se necessário, ajustar melhor qual tipo de conteúdo está sendo direcionado para quem.
Responsável por 16% de todos os pedidos feitos na internet hoje, os programas de afiliados se apresentam como a saída para empresas de todos os portes (grandes, médias e pequenas), pois não deixam as empresas-clientes no escuro em relação a processos, estratégias, andamento e resultados, sobretudo num momento complicado e de mudanças no meio digital.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: GP Comunicação