ISH Tecnologia conquista certificação CertiGov

O selo é resultado da dedicação da empresa na implementação de um sistema de integridade, que rege suas relações com clientes, parceiros e fornecedores. Nova certificação garante a conformidade da ISH com as qualificações exigidas pela HPE e Aruba para vendas ao governo
São Paulo (SP), 5 de setembro – A ISH Tecnologia, empresa líder nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens blindadas, acaba de conquistar a certificação CertiGov, na categoria prata, que comprova a integridade da empresa em seus processos, política e cultura ética. Com o certificado, a ISH fortalece sua atuação aderindo aos pilares da Lei Anticorrupção (12.846/2013), aumenta a segurança de sua cadeia de atuação para vendas ao governo e se antecipa à demanda crescente do mercado por práticas de compliance em relação aos fornecedores dos setores público e privado.
As empresas que conquistam o CertiGov demonstram seu posicionamento contra a corrupção e contra o suborno, tendo isso disseminado em suas estruturas junto aos colaboradores, com a implantação de boas práticas para reduzir os riscos de envolvimento em ações suspeitas ou ilícitas. O processo de certificação da ISH Tecnologia levou quatro meses e incluiu uma investigação minuciosa dos sócios, executivos e de documentos, com avaliação detalhada dos processos e riscos, bem como da aderência a rigorosos padrões de integridade e de treinamentos.
“Nossos negócios vêm crescendo ano a ano e temos importantes parcerias com empresas americanas, europeias e nacionais que, em função das recorrentes crises econômicas e políticas, tem exigido a adesão de seus fornecedores e parceiros à rígidas políticas de compliance. Por esta razão, elaboramos e começamos a disseminar nossa política de ética e conformidade em 2013 e, por sua seriedade e coerência com as demandas atuais, pudemos nos inscrever para obter a certificação CertiGov agora”, explica Rodrigo Dessaune, CEO da ISH Tecnologia.
Segundo o CEO, o processo para certificação CertiGov também contribuiu, por consequência, para o aperfeiçoamento da política e das práticas da ISH para atender com maior excelência às instituições governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal. “Este selo é uma conquista muito relevante por ampliar a transparência nas nossas negociações e garantir eficiência nas vendas para o Governo, com menor risco de nos envolver, por equívoco, em quaisquer situações de fraude ou corrupção”, comemora Dessaune.
A ISH Tecnologia se destacou na adequação a todas as exigências do selo CertiGov. A certificação se baseia nos requisitos da Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2014), da norma ISO 37.001, da Foreign Corruption Pratics Acts (FCPA, a lei norte-americana anticorrupção no exterior), do United Kingdom Bribery Act (a versão do Reino Unido) e na Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de combate à corrupção.
“O CertiGov é um selo importante não só para a ISH Tecnologia, mas também para todos os seus fornecedores, parceiros, clientes, inclusive o próprio governo, e outros que fazem parte de seus relacionamentos no negócio. Ele traz mais segurança e reduz riscos nas transações”, afirma Pamela Ariane Silva, diretora da Paseli Consulting, consultoria que avalia e concede o certificado.
Foco em ética e compliance levaram à conquista do selo CertiGov
Para obter a certificação CertiGov é preciso preencher uma série de requisitos que comprovam a seriedade, integridade e transparência da empresa em suas relações com o mercado. Entre os critérios avaliados estão a existência de uma política de ética e compliance publicada e comunicada internamente, com definição das consequências por seu não cumprimento; existência de uma equipe específica de governança e compliance e de uma área para receber e tratar eventuais denúncias com confidencialidade; além de manter uma comunicação clara e objetiva ao mercado (clientes, parceiros, fornecedores e outros públicos externos), entre outros.
“Nós somos parceiros de importantes fabricantes nacionais e internacionais de tecnologia, como HPE/Aruba, por exemplo, e já faz algum tempo que compreendemos ser fundamental desenvolver e divulgar uma política consistente de condutas éticas e de compromisso com a legislação nacional e internacional que trata do tema Integridade. Por isto, começamos a desenvolver nosso código de conduta e de ética em 2013 e apresentamos a primeira versão aos nossos colaboradores em julho de 2014, promovendo sua constante atualização e aperfeiçoamento”, detalha Everson Teixeira Moreira, assessor Jurídico e de Compliance da ISH Tecnologia.
Em 2015, a ISH decidiu contratar uma consultoria especializada – a Eticca Compliance, que auxiliou no aperfeiçoamento de seus códigos de conduta e ética, com identificação de riscos nos processos empresariais e nos contratos com governo, assim como no desenvolvimento de novas ferramentas para treinamento e comunicação das políticas de ética e compliance. “Dois anos depois (julho de 2017), nós colocamos no ar nossa plataforma digital, na qual os funcionários podem estudar os conteúdos, tirar dúvidas, notificar desvios de conduta e enviar sugestões de melhorias, bem como realizar treinamentos e provas para se tornarem certificados”, comenta Moreira.
Hoje, os profissionais da ISH têm três canais diretos de acesso à alta direção da empresa para conversar sobre as políticas de ética e compliance: um canal 0800 exclusivo; um formulário disponível na intranet e a plataforma digital. Além disso, a empresa passa por auditorias e revisões periódicas dos códigos e de suas práticas corporativas, realizada pela Eticca Compliance, consultoria externa especializada.
“Possuímos também um Comitê de Conduta e Ética, com representantes das áreas jurídica e de compliance, de recursos humanos, financeira e da consultoria terceirizada para garantir a validação constante e a isonomia de todos os nossos processos de negócios”, completa o CEO da ISH Tecnologia. De acordo com ele, atualmente todos os talentos contratados pelo RH conhecem de imediato as políticas e práticas éticas da empresa e todos os colaboradores foram recertificados recentemente (julho de 2019) devido à adequação das regras internas da companhia às exigências do Decreto 8.420/2015 que regulamentou a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846/2013).
Sobre a ISH
Fundada em 1996, no Espírito Santo, a ISH é uma empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, com sede na cidade de Vitória e escritórios em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu negócio consiste em oferecer a empresas dos mais diversos setores as melhores soluções tecnológicas do mercado e também em desenvolver tecnologias próprias para atender necessidades específicas de seus clientes.
Para isto, a ISH conta com mais de 25 alianças estratégicas com fabricantes líderes de mercado, mais de 250 profissionais especializados, dos quais 150 analistas somam cerca de 500 certificações técnicas. Possui datacenter próprio, com 150 m² de piso elevado e mais de 40 racks no padrão Tier2. Além disso, possui uma base de inteligência própria, conquistada em mais de 10 anos de operação de seus centros de operações de segurança e de redes (SNOC) e de inovação (ISH Labs) para desenvolvimento de soluções customizadas.
CONTATOS PARA IMPRENSA

Market21 Comunicação & Marketing