Construção e Arquitetura: Sustentabilidade se torna protagonista em 2020

Projetos, como o Obra & Arte, reforçam importância da reutilização de materiais de projetos construtivos para criação de peças decorativas

Sem poder realizar o evento de forma presencial e receber milhares de pessoas, a Fuorisalone, mostra paralela à Semana de Design de Milão, que reúne exposições, lançamentos e encontros, também precisou se reinventar durante a pandemia do novo coronavírus. Neste ano, o evento aconteceu de forma online para debater tendências, realizar palestras, workshops, entrevistas e documentários e apresentar lançamentos de produtos de 274 marcas.

Além de expor diversas tendências de iluminação e mobiliários, a preocupação com a sustentabilidade foi destaque nesta edição - mostrando que mais que uma tendência o tema se torna protagonista do setor. Com um olhar mais ecológico, o reuso e reaproveitamento de materiais foi observado em peças feitas com material reciclado, como plástico e rejeitos industriais. As cadeiras Remind e Babila XL da Pedrali, por exemplo, foram apresentadas na Fuorisalone 2020 como as primeiras peças feitas integralmente em polipropileno reciclado.

Seguindo esta tendência, em 2019, o Grupo A.Yoshii apresentou a iniciativa Obra & Arte, projeto do Instituto A.Yoshii, que ressignificou o uso de materiais utilizados na construção civil e transformou itens que seriam descartados em mobiliários e peças decorativas. Vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame fizeram parte da composição das peças, que foram desenvolvidas por colaboradores da construtora em oficinas ministradas por profissionais do Coletivo ÔDA Design.

Atualmente, algumas peças estão expostas no apartamento decorado do Glória Residence, em Londrina (PR), e no Talent, em Curitiba (PR). De acordo com a arquiteta responsável pelo design de interiores da construtora, Juliana Meda, “o crescimento da arquitetura sustentável tem muita importância hoje em dia. A redução do impacto ambiental está sendo mais valorizada e colocada em prática. Nos apartamentos decorados tivemos um carinho especial com essas peças, que ajudaram na composição de toda a decoração e luxo dos apartamentos”, finaliza.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: http://www.ayoshii.com.br.

Editorias: Construção e Arquitetura  Estética e Beleza  Imóveis  Moda  Negócios
Empresa: Central Press