Paradas gerais garantem qualidade e eficiência na produção sem interrupções

Valmet comemorou nove anos de parceria com a Klabin, em ação realizada em Monte Alegre

A parada geral é um evento previsto na NR13 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) para empresas que trabalham com equipamentos chamados de vasos de pressão, como caldeiras e digestores. Esse período de manutenção garante a produtividade para as indústrias, evitando interrupções emergenciais.

Em 2019, a Valmet, líder no fornecimento de soluções para a indústria de papel, celulose e energia, atuou na execução da parada geral da Klabin, empresa centenária e uma das maiores produtoras e exportadoras de papéis para embalagens do Brasil, que, durante 11 dias de maio, parou a sua produção para a manutenção de seus equipamentos e instalações.

Na ocasião, mais de 500 profissionais de diversas empresas e aproximadamente 65 funcionários da Valmet atuaram junto à equipe da Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná - o maior complexo fabril da América do Sul no setor, e a 6° maior fábrica de celulose e papel integrada do mundo.

\"Os serviços prestados pela Valmet neste período delicado aumentaram a confiabilidade da fábrica. O trabalho em equipe, o correto planejamento e a execução do cronograma resultaram em uma suave e eficiente operação. Além disso, a Valmet assegurou o recomeço eficaz e a produtividade para mais um ano de trabalho, até a próxima parada em 2020\", conta o gerente de Assistência Técnica da Valmet, e responsável pela execução em campo da parada geral, Fausto Pires.

Estratégia e trabalho em conjunto

A Valmet foi responsável pelos serviços de inspeção, recondicionamento, substituição de componentes e supervisão de atividades de manutenção. O trabalho exigiu planejamento, execução, gerenciamento e desenvolvimento das atividades alinhadas com as expectativas e necessidades da indústria. Definições prévias promovem benefícios, como equipamentos de produção em funcionamento com tempo de inatividade minimizado, riscos dissolvidos e custo de manutenção otimizado.

\"Nosso comprometimento com a segurança, qualidade e prazos em nossas operações permitiu que estabelecêssemos uma relação de confiança e duradoura com a Klabin. Essa relação tem sido um dos pilares de nosso sucesso, pois planejamos, executamos e nos desenvolvemos juntos nessa jornada\", comenta Fausto.

Uma frente de manutenção, com profissionais experientes, garante qualidade e a diminuição de paradas não programadas ao longo de uma campanha. A regularidade desta manutenção mantém a produtividade de uma fábrica em um nível ideal, sem surpresas nos custos e com produção a todo o vapor.

Na opinião do gerente de Engenharia e Planejamento de Manutenção da Unidade Monte Alegre, Luiz Francisco Barbosa de Almeida, a parada geral é a grande oportunidade de revisar todos os equipamentos e instalações com o objetivo de garantir mais uma campanha com segurança, confiabilidade e produtividade.

“Monte Alegre é uma fábrica integrada das mais complexas do mundo. Sempre que os nossos parceiros atendem ou superam o combinado, representa uma maior segurança operacional para a planta. Isso significa garantir o cumprimento do plano de operação com a qualidade requerida dentro dos custos orçados e assegura a competitividade da nossa unidade”, explica.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. http://www.valmet.com.br

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Industria  Negócios  Seguro e Previdência
Empresa: Central Press
Contato: Central Press