TCP fecha 2019 com maior movimentação da sua história

Terminal movimentou 915.242 TEUs de janeiro a dezembro;
número representa aumento de 12,5% em relação ao ano de 2018

FOTOS PARA DOWNLOAD

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, fechou o ano de 2019 com a maior movimentação da sua história: ao todo, foram 915.242 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados O número significa um aumento de 12,5% em relação ao ano de 2018, quando foram contabilizados 800 mil TEUs de janeiro a dezembro.

Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP, explica que o grande volume movimentado pelo Terminal se justifica pelo trabalho comercial para a atração de novos de clientes na região de influência, em estados como São Paulo e Santa Catarina. “Além de um trabalho comercial muito forte, a TCP oferece a opção da ferrovia, que acessa diretamente a área primária do Porto de Paranaguá, reduzindo os steps logísticos e, consequentemente, tornando a operação mais competitiva por Paranaguá”, ressalta. Em comparação com o ano passado, o crescimento do volume transportado por esse modal foi de 26%.

Como atrativo para novas cargas, o executivo destaca ainda soluções logísticas como os armazéns em Paranaguá e no interior, e a evolução contínua nas operações com armadores e negociações para melhorias nas linhas marítimas. “A TCP é o terminal brasileiro com o maior número de serviços marítimos e o único com todos os serviços para continente asiático”, diz.

Moraes e Silva lembra que a liberação do novo cais de atracação, que aconteceu no mês de novembro passado, também influenciou o resultado de 2019. “O Terminal ampliou em 60% a capacidade de movimentação, podendo operar simultaneamente três dos maiores e mais modernos navios de contêineres”, explica. Os setores que mais impulsionaram o crescimento foram reefer (14%), papel e celulose (31%), e automotivo (6%).

Para 2020, a previsão é de o crescimento fique acima dos 10% estimulado, principalmente, pela movimentação de commodities como madeira, algodão, papel e celulose, cargas refrigeradas, e bens de consumo e eletrônicos.

Sobre a TCP
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá - um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul - e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: Medialink Comunicação