E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Turnover voluntário: o que está por trás dos pedidos de demissão nas empresas?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Turnover voluntário: o que está por trás dos pedidos de demissão nas empresas?
...

A rotatividade no trabalho está batendo recordes no Brasil. Em 2023, o total de pedidos voluntários de demissão foi de 7,3 milhões, conforme aponta pesquisa da LCA Consultores, com base em informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Este já é o maior volume de pedidos de demissão desde 2004, primeiro ano em que esses dados começaram a ser analisados, superando 2022 com seus 6,8 milhões de pedidos e 2021, na pandemia, quando 5,6 milhões de pessoas decidiram sair de seus trabalhos.

Para Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, existem diversas razões para este cenário de turnover voluntário:

“Da mesma maneira que um colaborador precisa estar qualificado para se recolocar no mercado, há esta contrapartida desta pessoa se sentir mais livre e confiante para pedir demissão e tentar um novo trabalho, quem sabe até mesmo empreender. No caso das demissões, podemos colocar na conta o detalhe da insatisfação com as atividades que a pessoa estava executando.”

Redução do turnover começa com terceirização do processo de seleção
A diminuição do turnover é urgente para empresas que sofrem com a alta rotatividade de colaboradores. A insatisfação pode estar no próprio trabalho, na ausência de gestão interna, em salários inadequados e até mesmo propostas mais interessantes da concorrência:

“Muito deste turnover pode ser trabalhado no começo, ainda no processo de recrutamento e seleção terceirizado, que analisa com tecnologia todos os candidatos e adota estratégias para entregar colaboradores que se encaixam na empresa. Esses são processos de contratação mais eficientes também pelo banco de talentos, atualizado e alimentado diariamente.”

O problema pode estar na empresa?
Essa é outra possibilidade, como lembra a especialista. O turnover pode ser um sintoma de que a empresa precisa mudar algumas ações internas, entender quais foram os motivos que levaram alguns colaboradores a deixarem a empresa para evitar situações semelhantes:

“Algumas ações como melhorar a comunicação interna, oferecer alguns benefícios mais competitivos, criar treinamentos e reconhecer as vitórias de cada colaborador são algumas mudanças que retêm talentos. Tudo isso é importante, mas a base de tudo está em um processo bem feito de recrutamento e seleção” completa.

Editorias: Economia  Industria  Recursos Humanos  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior  
Contato: Aroldo Glomb  
Telefone: 41-30147662-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.