Gestor precisa estar aberto para sua equipe de trabalho remoto
Gestor precisa estar aberto para sua equipe de trabalho remoto
...

O home officee o  já é o principal meio de trabalho para muitas empresas que decidiram adaptar seus negócios durante a pandemia. O desafio, agora, é manter os colaboradores satisfeitos, no trabalho remoto ou no sistema híbrido, situação que ganhou destaque após a assinatura da medida provisória (MP) que alterou as regras do trabalho remoto. A MP foi criada para modernizar a regulação existente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e corrigir todos os aspectos regulatórios que o uso do teletrabalho durante a pandemia da Covid-19 que evidenciou, por exemplo, aumentar as possibilidades de regimes híbridos de teletrabalho.

“Este modelo traz desafios na gestão da liderança com profissionais atuando em locais diferentes, com os recursos necessários e suas adaptações. Os gestores precisam garantir  que todas as atividades sejam realizadas como combinado, mantendo o padrão de qualidade exigido antes da pandemia” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Tarefas e processos
Mesmo com trabalho remoto, o ideal é manter a dinâmica tal qual uma rotina presencial nas tarefas e processos diários. O planejamento deve ser mantido e as tarefas precisam fluir harmonicamente para que todos possam realizar suas funções.

Catalano reforça a importância dos prazos, que podem se perder com o distanciamento. Manter um certo monitoramento destes resultados é a chave para uma gestão de sucesso de equipes formadas por colaboradores trabalhando em diferentes locais: “Escolher recursos tecnológicos ajudam na gestão remota. As empresas devem escolher ferramentas capazes de controlar o progresso da equipe, metas e etapas. Estas funcionalidades são apenas instrumentos para uma boa gestão”.

Gestor aberto para colaboradores
O gestor precisa saber de tudo a respeito da sua equipe. É a melhor forma para manter os processos caminhando sem atropelos, mas a transparência também precisa estar presente no topo da hierarquia: “Pela responsabilidade do cargo, o gestor não pode causar ruídos e, este cuidado, só é possível quando há transparência. A equipe precisa sentir confiança e ter a sensação de que é um time de verdade. Um gestor que não está presente vai diluir qualquer time” completa.

Editorias: Economia  Industria  Recursos Humanos
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior