 |
... |
O time Inovateam (grupo rosa) foi o vencedor da competição do Desafio de Ideias promovido pelo SENAI-SP na Expomafe 2025. Com um projeto voltado para a manutenção inteligente e sustentável de máquinas industriais, conquistaram o primeiro lugar e levaram o prêmio, após dias intensos de imersão.
“O Desafio de Ideias reforça o papel transformador da EXPOMAFE não apenas como plataforma de negócios, mas também como espaço de inspiração, aprendizado e conexão para as novas gerações. É emocionante ver jovens talentos trazendo soluções sustentáveis para desafios reais da indústria, mostrando que o futuro da manufatura brasileira já está sendo moldado aqui, agora, por essas mentes criativas e engajadas,” afirma Estefânia Domingues, Business Manager da Informa Markets.
Com o tema da competição “Diagnóstico Ágil e Sustentável em Máquinas Industriais e Economia Circular”, os participantes foram desafiados a pensar em soluções reais para problemas enfrentados na indústria brasileira. A proposta da equipe vencedora foi “Inovar é preservar” e o projeto envolveu sensores para a detecção de falhas, com o uso da Inteligência Artificial, integração com realidade aumentada e ferramentas de cibersegurança, criando uma plataforma completa de monitoramento e prevenção. O sistema identifica falhas como o superaquecimento, no qual, imediatamente a solução desliga a máquina, garantindo que não haja a queima do equipamento, além disso, apresenta relatórios precisos para os técnicos e gestores, tudo com foco na sustentabilidade e na vida útil das máquinas.
A competição foi formada, ao todo, por quatro equipes mistas, compostas por 20 alunos das unidades do SENAI-SP de Vila Alpina, São Bernado do Campo, Suzano e Paulínia e participaram com a orientação de 8 mentores. O público pôde acompanhar o desenvolvimento dos projetos no Parque de Ideias e presenciar a premiação nesta sexta-feira no palco da EXPOMAFE.
“O Desafio de Ideias é uma oportunidade para os alunos do SENAI-SP de mostrarem seus talentos e capacidades. Esse desfio foi baseado em problemas reais da indústria, no qual, enfrentaram esse desafio com criatividade, técnica e reponsabilidade ambiental. Esses jovens, são os profissionais que vão liderar a transformação da indústria brasileira nos próximos anos” comenta José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ.