 |
Freepik |
Importante data para o mercado varejista, a Black Friday traz oportunidades tanto para os negócios, que visam aumentar as vendas e conquistar novos clientes, quanto aos consumidores, que buscam produtos e serviços a um valor menor e mais atrativo. Essa é a chance que muitos têm de efetuar compras em lojas ou com marcas que apreciam, mas cujo preço original, muitas vezes, não cabe no bolso. Em 2023, a Black Friday será realizada em 24 de novembro.
Levando em conta as perspectivas para a data, uma pesquisa da MField com 2.300 participantes revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. Já o levantamento “Pulso Black Friday 2023”, promovido pela Score Retail ao lado da Hibou, mostra que 58% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 500 neste período. O franchising também mergulhou na data com redes de diferentes segmentos oferecendo descontos em produtos e serviços variados ao consumidor final. Dessa forma, há opções de lanches, porções, pizzas, produtos de beleza, calçado adulto e infantil, cursos profissionalizantes e de idiomas, pacotes de viagens, armação e lentes de óculos, colchões, tratamentos estéticos e uma infinidade de alternativas para aproveitar a data.
Água Doce Sabores do Brasil
Em clima de Black Friday, a Água Doce Sabores do Brasil, rede de restaurantes com 80 unidades, preparou uma iniciativa chamada Água Doce Friday, para os amantes dos drinques e das porções que são oferecidas nas casas. Dessa forma, a marca promoverá nacionalmente uma oferta do combo Isca de Frango e Caipirinha com 50% de desconto. A ação ficará disponível no dia 24 de novembro, sendo necessário consultar a unidade mais próxima para verificar a ativação dos descontos. Pontualmente, os restaurantes podem oferecer, além deste combo nacional, mais produtos com descontos, de acordo com seus estoques e características locais. Com a data, a marca espera um aumento nas vendas de cerca de 30% em relação com o mesmo período de 2022. A Água Doce usará diferentes canais de divulgação, que visam garantir uma visibilidade para a marca nas redes sociais, criando pontos de contato com público em potencial.
American Burger
A American Burger, de Contagem (MG) é associada à ABF e conta, atualmente, com 10 franquias e 30 unidades no total espalhadas no País. Para a Black Friday, a empresa está fazendo promoções com seus lanches. Na compra de qualquer combo American Burger nas lojas físicas, é possível pegar um Spark Burger por apenas +R$ 0,99. Com mais +R$ 4,99, é possível trocar seu Spark Burger por um delicioso Fire JR. Já por +R$ 9,99, você pode elevar sua experiência a outro nível com o Impala Burger.
Bella Friday
A rede de pizzarias Bella Capri realiza a Bella Friday, que são promoções durante toda a semana da Black Friday, de segunda a sexta-feira. A franquia vai oferecer descontos que variam de 18% a 30% para prestigiar o consumidor. São diferentes percentuais que variam de acordo com a escolha do sabor da pizza e do dia em que será efetuada a compra. O consumidor vai conhecer a promoção assim que abrir o aplicativo exclusivo da Bella Capri. A campanha Bella Friday será divulgada também nas redes sociais da franquia.
Bibi
Pioneira no segmento de calçados infantis, para o período da Black Friday, a Bibi apresentará diversas ações promocionais para a data nas mais de 130 lojas do Brasil e no e-commerce. Todo o trabalho desenvolvido tem como foco trazer um crescimento no faturamento, com uma projeção de um aumento de 19% nas vendas em 2023. Como se trata de uma estratégia que foca na omnicanalidade, para garantir os preços nas lojas físicas e no e-commerce, a Bibi mapeia os produtos para crianças de 0a 9 anos que estarão à disposição, além de investir em uma boa comunicação e em descontos que chegam até 50%.
Blue Friday
Com a chegada do mês de novembro, a Água de Cheiro, pioneira no segmento de beleza e perfumaria no Brasil, promove, em mais de 180 pontos de venda, a Blue Friday, campanha que conta com descontos de até 50% em mais de 70 produtos do portfólio da marca. A ação promocional é válida do dia 1º a 30 de novembro e busca fidelizar e atrair novos clientes em um dos meses mais aguardados pelos consumidores. A Blue Friday chega como uma oportunidade única para presentear, renovar o estoque dos cosméticos ou até antecipar os presentes de Natal sem comprometer o orçamento. A promoção inclui grandes clássicos e queridinhos da marca, como as linhas Selfie, Obelisk e Água Fresca, além de produtos licenciados – Betty Boop, Camaro, Delikad e outros – e está válida em todas as lojas físicas da Água de Cheiro ou no seu e-commerce.
Casa do Celular
A Casa do Celular, referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium oferece aos clientes, durante todo o mês de novembro, descontos de até R$ 500 com a facilidade de pagamento em até 12x sem juros no cartão, em todas as lojas da rede.
CIA Cuidadores
A CIA Cuidadores é uma rede especializada em oferecer profissionais para prestar cuidados aos idosos, seja a domicílio ou para acompanhar em hospitais. A missão da rede é ajudar famílias a manter o seu ente querido em casa, com tranquilidade e segurança, sem perder a qualidade de vida de todos os envolvidos. Além do home care para idosos, a rede também oferece cursos para aqueles que gostariam de se tornar cuidadores de idosos. Para a Black Friday, a franquia irá oferecer 30% de desconto para aqueles que desejam realizar o curso. A promoção é válida por todo o mês de novembro.
Clube Turismo
Reconhecida como a maior e mais premiada microfranquia de turismo do País, a Clube de Turismo está na Black Friday. Durante a Blue Friday, a Clube Turismo está oferecendo condições especiais para consumidores finais com descontos de até 50% no valor da tarifa em pacotes de viagem (para emissões até 19 de novembro); parcelamento em até 15 vezes sem juros no cartão de crédito para pacotes de viagem (para emissões até 30 de novembro, com parcela mínima de R$ 100,00).
Diniz Friday
Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional. Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes. Nesta Black Friday, os clientes poderão aproveitar: armações para óculos de grau e óculos de sol com até 70% de desconto. Os descontos variam entre 10% e 70%, não aplicáveis para lentes oftálmicas e lentes de contato. Válida de 1º a 30 de novembro de 2023, ou enquanto durarem os estoques. Os descontos estão sinalizados nas peças ou nos balcões. Não aplicáveis para peças não sinalizadas. A promoção não é cumulativa com outras ofertas da rede e é exclusiva para compras realizadas nas lojas físicas das Óticas Diniz (necessário consultar as lojas participantes), para atendimento DiniZap e para peças selecionadas e destacadas no site da empresa por meio do e-commerce. Formas de pagamento: em dinheiro ou nos cartões de débito/crédito. Para compras nos cartões de crédito, é preciso consultar as bandeiras disponíveis antecipadamente e as possibilidades de parcelamento. Algumas lojas Óticas Diniz, por razões burocráticas, podem não oferecer todas as bandeiras de cartão de crédito.
Doutor Sofá
A rede especializada em higienização de estofados em geral oferecerá valores especiais para a Black Friday 2023. Entre os dias 20 e 24 de novembro, o consumidor terá descontos de até 50% nos agendamentos na contratação de dois ou mais serviços, além de promoções que podem chegar a R$ 99 a higienização de sofás de dois lugares. A divulgação de cada franquia será realizada pelas redes sociais de cada operação. As unidades internacionais também farão suas campanhas locais de Black Friday. A Doutor Sofá nasceu em Joinville, Santa Catarina, e atualmente está em 25 estados mais o Distrito Federal com 280 unidades, além de ter iniciado a expansão internacional na Espanha, Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Uruguai e Inglaterra. Mensalmente são realizados mais de 25 mil serviços, totalizando mais de mil e quinhentas cidades atendidas e 1,5 mi de clientes por ano.
DriveTryp
A DriveTryp é uma rede de franquias de aplicativos de mobilidade urbana - transporte por aplicativo. Durante a Black Friday, para os passageiros, a DriveTryp irá oferecer uma nova corrida com 100% do valor da primeira viagem (independentemente do valor). Ou seja, o passageiro irá realizar a segunda viagem de forma gratuita. A promoção é válida do dia 12 até o dia 19 de novembro.
Ecos Energia Solar Fotovoltaica
A Ecos Energia Solar Fotovoltaica é uma franquia de energia solar que oferece os serviços de instalação de projetos solares em residência, empresa ou fazenda, manutenções de usinas solares e monitoramento de desempenho. Em todo Brasil, conta com mais de 185 franquias. No dia da Black Friday, oferecerá um desconto de 15% na compra à vista de kits solares.
Espaço Make
A Espaço Make trará duas promoções para o cliente final: na compra de três produtos, ele ganha um item de maquiagem selecionado; a franquia também terá desconto de até 50% em itens selecionados dos quiosques. As promoções se encerram no final do mês de novembro.
Freshy Clean
A Freshy Clean é uma rede de franquias de limpeza com foco em Portugal. Na prática, o franqueado realiza a gestão da equipe de limpeza. Com renda recorrente, a marca foca em brasileiros que desejam empreender no mercado português. Devido a Black Friday, a rede irá oferecer 50% de desconto em seus serviços. A promoção é válida até 2023.
Gigatron Franchising
A Gigatron Franchising - marca especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas – está com várias ofertas de Black Friday para o seu consumidor final durante o mês de novembro. Contratando o Foodzap, plataforma de cardápio digital, o cliente terá 50% de desconto nas seis primeiras mensalidades, irá pagar apenas R$ 49,90 por seis meses, com acesso a todos os recursos da plataforma. Já o produto Botsend, automação do WhatsApp, terá 30% de desconto no plano anual, todos os recursos, pelo investimento anual de R$ 1.091,16.
Giraffas
Na compra de um Croc Simples, o cliente leva outro igual. Valerá para todas as unidades do Giraffas no dia 24 de novembro.
Grupo Halipar
O Griletto e a Croasonho, redes de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), estarão, no dia 24 de novembro, com promoções especiais para a Black Friday. No Griletto, especializado em grelhados, os consumidores encontrarão os pratos filezinho de frango ou calabresa fatiada, ambos acompanhados de arroz, feijão e batata frita da BemBrasil (parceira da rede e nesta campanha), com 50% de desconto. Já para quem gosta de opções diferentes do arroz e feijão com proteína, a Croasonho, especializada em croissants recheados, estará com sua promoção em parceria com Coca-Cola. Na compra de um Croa Churrasco ou Croa Brigadeiro de Panela, o consumidor receberá uma Coca-Cola sem açúcar de presente. As promoções são válidas para toda a rede de ambas as marcas, mas o consumidor deverá confirmar se a unidade em que está presente está participando da campanha. As ofertas são válidas somente para pedidos realizados no balcão.
Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, também aderiu a data em seu calendário e preparou um aquecimento para a Black Friday com descontos imperdíveis para quem deseja se profissionalizar e mudar de vida. Até o dia 19 de novembro, o aluno que se matricular nos cursos: Confeitaria Profissional, Gastronomia, Cozinheiro Funcional e Fit, Chef Mix, Panificação Artesanal e Chef, receberá um desconto de mais de R$ 1 mil. Outro aspecto a ser considerado é a diversidade desse mercado. O aluno pode optar por empreender em seu próprio negócio, conquistando independência financeira, ou até mesmo trabalhar em restaurantes, hotéis, confeitarias e cruzeiros.
Instituto Visão Solidária (IVS)
O Instituto Visão Solidária (IVS) – franquia do setor óptico – desenvolve durante todo esse mês de novembro a campanha ‘Black November’ com várias promoções aos clientes. Como é o caso de desconto de até 80% na compra do óculos completo; desconto de 50% para óculos de sol, e também ao comprar lentes de visão simples com filtro de luz azul o cliente paga o valor fixo de 10 parcelas de R$ 19,99, sem juros. O IVS conta com mais de 2 mil modelos de armações e está presente em 11 estados.
Limpeza com Zelo
Durante todo o mês de novembro, os clientes que contratarem os serviços da rede pelo WhatsApp (11 3171-0629) terão 10% de desconto. A limpeza com Zelo tem ajudado milhares de pessoas a construir negócios de limpeza residencial usando a marca, processo e o sistema de desinfecção Limpo & Seguro. O treinamento abrangente e certificações, permitiram que os proprietários da Limpeza com Zelo removessem o máximo de sujeira e germes das residências de seus clientes da maneira mais eficiente possível.
Maislaser
A Maislaser é uma rede de clínicas de depilação a laser, rejuvenescimento facial e remoção de tatuagem, que possui a empresária e apresentadora Ana Hickmann como sócia da marca. Atualmente, conta com mais de 250 franquias. Durante o mês de novembro, oferecerá descontos. Para depilação a laser em área P, o valor à vista será de R$ 89. Já área M, o procedimento pode ser realizado em 10x de R$ 79,98 ou em 12x de R$ 66,65. E para área G, 10x de R$ 159,98 ou 12x de R$ 133,31.
Mapa da Mina
A Mapa da Mina é uma franquia com diferencial na fabricação e venda de semijóias. Presente em vários estados, oferece uma diversificada seleção de produtos com design e elegância que acompanham variados estilos e tendências da moda. As peças de fabricação própria da marca são cuidadosamente elaboradas com material antialérgico, folheadas a ouro e aço, garantem alta qualidade, durabilidade e brilho intenso. Durante a Black Friday, haverá descontos de 50% a 70%, e descontos progressivos, porém o franqueado poderá trabalhar com o qual for conveniente para sua unidade.
Megamatte
No dia 24 de novembro, na compra de qualquer salgado ou porção de no mínimo seis pães de queijo, o cliente ganha um mate ou guaraná natural de 300ml. A promoção é válida nas 160 unidades em todo o Brasil.
Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de ópticas que vende armações e lentes de marcas próprias, fundada em 2012, em São José do Rio Preto (SP). Atualmente, possui mais de 750 unidades. Entre os dias 20 e 25 de novembro, irá oferecer armações a preço único de R$ 49,90, e lentes visão simples e multifocal com 50% de desconto.
Minds Idiomas
Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Nesta Black Friday, a Minds Idiomas está com desconto especial: as pessoas que se matricularem neste mês de novembro pagarão R$ 221,00 até o final do curso de inglês (parcelas fixas).
Mr Cheney
O Mr. Cheney, rede de franquias de cookies tipicamente americanos, sendo a 1ª cookie store do Brasil, está animado para a Black Friday e preparou promoções para os cookies lovers. Ao adquirir uma caixa com 3 unidades, o consumidor ganhará mais 1 unidade; já na compra de 5 cookies, ganhará mais 2 unidades. (Caixa com cookies 3 e leva 4, os preços variam de R$36 a R$48 (delivery) de acordo com a região e já a caixa com 5 cookies e leva 7, os preços variam de R$60 a R$80 (delivery) de acordo com a região). O Mr. Cheney decidiu estender os descontos para o recém-lançado Cinnamon Roll em sua versão revigorada. Para os amantes da sobremesa de origem sueca, que conquistou o paladar mundial a partir dos EUA, a oportunidade é imperdível. Ao escolher a caixa com 2 ou 4 unidades do Cinnamon Roll especial (Leitinho com Nutella, Nutella com Morango, Nutella com M&M\'s, Apple Pie, Kit Kat, Pistache com Xerém, Oreo com Leitinho), terá um desconto de 25% na caixa. A caixa com 2 cinnamon rolls especiais os preços variam de R$34,50 a R$46,23 (delivery) de acordo com a região e já a caixa com 4 cinnamon rolls especiais, os preços variam de R$69 a R$92,46 (delivery) variam de acordo com a região. A campanha iniciará em 24 de novembro, sexta-feira, e se estenderá até 26 de novembro, domingo. As promoções estarão disponíveis em todas as nossas lojas físicas espalhadas pelo Brasil.
Ortobom
A Black Friday Ortobom contará com uma ação nas mais de 2.100 lojas em todo o Brasil. Durante este período, todos os consultores do sono deixarão guardados os seus icônicos, famosos e consagrados jalecos brancos e vestirão a camisa da Black Friday, assim como um grande time. Para este ano, o produto em destaque é o colchão Bellona, que no modelo casal estará de R$ 5.690,00 por R$ 2.799,00, apresentando 50% de desconto, assim como diversos outros produtos da marca. Desta forma, a expectativa é de um crescimento de vendas entre 10 e 15% no faturamento neste período.
Peça Rara Brechó
Na Green Week do Peça Rara Brechó foram selecionadas peças com 40% de desconto durante a semana de 18 a 25 de novembro. São mais de 130 unidades da rede de franquias espalhadas pelo país - lojas Peça Rara Brechó. Líder em seu segmento, o Peça Rara dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos. Oferece, além de moda feminina, masculina e infantil, móveis e itens de decoração. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.
Pormade Portas
Na \"Black November\" da Pormade Portas, até o dia 30 de novembro, os clientes que visitarem as lojas da marca acompanhados por profissionais de arquitetura ganham 5% de desconto extra em suas compras. Além disso, os consumidores ainda podem parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. A Pormade é pioneira no setor de franquias e showrooms na venda de kits prontos e avulsos de portas e outros acessórios. Atualmente, conta com 46 unidades no território nacional.
Rei do Mate
O Rei do Mate, maior rede de casa de mate e uma das principais cafeterias do Brasil, anuncia três promoções exclusivas para a Black Friday. Os clientes fidelidade* que visitarem as lojas físicas – são mais de 305 operações espalhadas pelo Brasil - no dia 24 de novembro, terão a oportunidade de aproveitar ofertas especiais com os produtos carros-chefes da rede como mate, café e pão de queijo. As promoções incluem: na compra de um Mate Puro ou com Limão 300 ml, o consumidor leva 500ml; na Compra de um Café Expresso Pequeno Puro ou com Leite, o cliente ganha outro; na compra de um pão de queijo crocante, o outro é cortesia. Para ter acesso à promoção, cadastre-se no programa Fidelidade Meu Rei do Mate.
Royal Face
A Royal Face, rede de clínicas de estética facial e corporal, que visa democratizar o acesso a tratamentos estéticos de qualidade, lança a campanha Black Friday. A ação, que será realizada de 1º a 24 de novembro nas 250 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil, oferece descontos de até 60% em diversos procedimentos. Mais de 30 tratamentos estão no cardápio da promoção, entre eles Fio PDO de tração, toxina botulínica, Bioestimuladores Radiesse entre outros procedimentos. Inclusive os corporais. A rede também está aproveitando o período para lançar procedimentos como: Preenchimento Labial Kysse Galderma, além de uma grande variedade de procedimentos com o Ultrason Micro e Macrofocado Ultramed 9D.
Sóbrancelhas
Na Black Friday, a Sóbrancelhas oferece um desconto especial para a última semana de novembro: a Black Week com descontos de 10% a 40% em produtos*. (*Produtos podem variar de acordo com as unidades de franquia de cada região).
Solário Piscinas
A Solário Piscinas - franquia com mais de 30 anos de mercado na venda e fabricação de piscinas de fibra – está com a promoção “Black November”, com desconto na piscina modelo Tapajós (tamanho 6 x 2,60 x 1,30m). Durante a promoção, o cliente paga apenas R$ 12.900 à vista ou 21x de R$ 684,00 no cartão. A promoção é válida apenas para a unidade matriz de São José do Rio Preto (SP) até o dia 30 de novembro.
Splash Bebibas Urbanas
A Splash Bebidas Urbanas, mais conhecida como \'a cafeteria da Sabrina Sato\', comemora a Black Friday 2023 com a campanha Compre 1 e Leve 2. De 24 a 26 de novembro, os clientes que comprarem o Fraplash Tradicional, no tamanho G (500ml), levarão automaticamente grátis um outro Fraplash do mesmo tamanho e sabor. O frappé da Splash é feito à base de baunilha, gelo, leite e o sabor escolhido, sendo atualmente o produto mais procurado nas lojas. A promoção é válida nas mais de 100 lojas físicas da marca. Os endereços podem ser consultados no site da rede e nas redes sociais /bebasplash.
Touti
A Touti – marca especializa em linha de perfumes, produtos capilares e corporais – irá realizar durante uma semana, do dia 20 de novembro a 26 de novembro, a sua promoção de Black Friday. Neste ano, o cliente que adquirir quatro produtos da marca, irá ganhar mais um totalmente gratuito. O produto que o consumidor irá ganhar será escolhido e direcionado pelo franqueado, proporcionando uma experiência personalizada aos clientes da franquia. Portanto, os itens ofertados incluem aqueles disponíveis em cada unidade, de acordo com a seleção feita pelas lojas.
Tudo Pra Açaí
Diferente de outras franquias de açaí, a Tudo Pra Açaí é a primeira rede franqueadora de distribuição, ou seja, o foco dela é atender redes e lojas de açaí, e não o cliente final. A Tudo Pra Açaí oferece todos os produtos consumidos em lojas de açaí e materiais de marketing e suporte para profissionalizar o negócio. Para a Black Friday, a Tudo Pra Açaí irá oferecer 10% de desconto e entregará material de marketing gratuito. A promoção é válida até o final do ano.
Unhas Cariocas
A Unhas Cariocas também fará promoções para os clientes finais na Black Friday. Somente no dia 24 de novembro, os alongamentos de unha estarão com 40% de desconto. Do dia 24 ao dia 03 de dezembro, as unidades vão trabalhar o Compre e Ganhe, com vários serviços. Por exemplo, na compra de um Spa dos pés plus, o cliente ganha um design de mãos; na compra do serviço conjunto pé e mão, o cliente ganha francesinha nas mãos e, na compra de uma esmaltação em gel, recebe um par de unhas encapsuladas.
Usaflex
Na Black Friday, a Usaflex oferecerá descontos de até 70% em diversos produtos. Destaque para a inclusão de itens exclusivos, geralmente não encontrados no catálogo regular da marca, que estarão disponíveis a preços menores durante o mês de novembro. O foco da calçadista é garantir que as consumidoras aproveitem ao máximo essa oportunidade, com acesso a produtos premium a preços altamente competitivos durante esse período de promoções.
Via Certa Educação Profissional
A rede Via Certa Educação Profissional – franquia especializada em cursos profissionalizantes – irá realizar durante todo o mês de novembro a sua tradicional campanha da Black November. A marca ofertará um desconto de 50% em seus mais de 40 cursos para novas matrículas realizadas até o dia 30 de novembro. Para participar basta ir em uma unidade da Via Certa e efetuar a matrícula em um dos cursos.
Vivenda do Camarão
A Black Friday está chegando e a Vivenda do Camarão tem uma promoção imperdível para os amantes de frutos do mar! Na compra de qualquer prato do menu (exceto sobremesas e entradas), você poderá levar uma Pepsi Black por apenas R$ 1,99, no dia 24 de novembro. Esta é a oportunidade perfeita para desfrutar de pratos deliciosos, como massas, risotos e a incrível Paella Vivenda. Essas e as demais opções do cardápio da maior rede de frutos do mar do Brasil, acompanhados da bebida perfeita, estarão à disposição nas unidades da rede pelo País.
Zé Coxinha
A franquia Zé Coxinha, referência na venda de salgados na caixinha, irá vender o cento de salgados pela metade do preço; o preço padrão é R$ 59,90. A promoção só é válida no dia 24 de novembro.