Grupo Stefanini está entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil no ranking do Prêmio Whow! Inovação 2020
Carla Alessandra, gerente executiva de Gente e Cultura da Stefanini Brasil, recebeu o Prêmio Whow! Mulheres Inovadoras 2020

O Grupo Stefanini, referência em soluções digitais, foi reconhecido pelo Prêmio Whow! Inovação 2020 como uma das dez empresas mais inovadoras do Brasil, alcançando o 4º lugar no ranking geral e sendo a única do setor entre as 10 mais inovadoras. Além de estar bem posicionada no ranking geral, que avaliou 100 companhias, a Stefanini é a grande vencedora na categoria Tecnologia da Informação e, também, do Prêmio Mulheres Inovadoras na categoria Ciência e Tecnologia.
A gerente executiva de Gente e Cultura da Stefanini Brasil, Carla Alessandra de Figueiredo, recebeu o Prêmio Whow! Mulheres Inovadoras 2020 com base em um conjunto de ações realizadas pela sua área para promover atração, formação e retenção de mulheres. Um exemplo é o Womentoring, um programa de mentoria desenvolvido por algumas executivas do Grupo Stefanini para preparar novas lideranças. A Stefanini também promoveu em 2019 um Hackathon exclusivo para elas: “Code like a Girl”. Além das ações internas, a empresa organizou o “Meetup Stefanini Women Experts: Mulheres Líderes na Transformação Digital”, liderado por Mônica Herrero, conselheira do Grupo Stefanini.
A multinacional brasileira também foi reconhecida como a mais inovadora no segmento Tecnologia da Informação com o case Sistema Integrado de Logística Digital, implementado pela IHM Stefanini, empresa do grupo especializada no setor industrial. A solução contemplada no case permite automatizar e digitalizar processos logísticos de check-in, chamada, pesagem, controle das operações de carregamento e emissão de documentos fiscais.
Com a integração de uma plataforma de Analytics a um sistema de identificação suportado por IoTs, a solução da IHM Stefanini é capaz de rastrear os caminhões e indicar o trajeto que cada um deles deve seguir dentro de uma operação industrial e/ou logística. Os motoristas passaram a usar terminais de autoatendimento com identificação biométrica para acessar a planta, e o fluxo passou a ser organizado por pagers e sistemas de áudio. Já o tráfego interno foi controlado por indicadores visuais e um sistema de otimização de rotas, acessível aos motoristas pelos terminais de apoio à decisão.
“Essa plataforma horizontal e vertical 100% digital eliminou as filas na entrada da planta, aumentando a capacidade de carregamento em mais de 300%, passando de 576 para 1920 caminhões/dia, além da redução de 50% do tempo médio de carregamento. Um projeto fundamental para desobstruir a logística e assim permitir um aumento de quase 100% nos indicadores de produtividade da planta”, afirma Gustavo Brito, diretor de Indústria Digital da IHM Stefanini.
O Prêmio Whow! de Inovação é uma iniciativa do Grupo Padrão e do Centro de Inteligência Padrão (CIP), que tem por objetivo identificar e reconhecer empresas e instituições que produzam inovação consistente, tanto incremental quanto disruptiva, com repercussões efetivas nos negócios.
Os cases inscritos foram avaliados pela Hyper Island, a mais prestigiada escola de inovação do mundo e parceira do CIP neste reconhecimento, além de um grupo de jurados – denominado “Mentes Brilhantes” – formado por profissionais com história e atividades ligadas à inovação.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: DFreire
Contato: Beatriz