Grupo Deutsche Post DHL treina voluntários da Equipe de Resposta a Desastres no Brasil

• Cerca de 60 colaboradores voluntários da DHL e 10 representantes da Cruz Vermelha Brasileira participaram do treinamento da DRT (Disaster Response Team) em Cotia, Grande São Paulo
• Voluntários são treinados para fornecer apoio logístico em aeroportos e promover ajuda humanitária, a fim de se preparar para esforços de resposta a desastres e socorro no Brasil
São Paulo (SP), Agosto 2019: O grupo Deutsche Post DHL, líder mundial em logística, associou-se à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2005 para fornecer à ONU e às organizações de gestão de desastres em âmbito nacional assistência gratuita na gestão de logística aeroportuária e armazenagem em casos de ajuda de emergência durante os esforços de recuperação de catástrofes naturais. Quase 600 voluntários treinados da DHL trabalham em equipes de resposta a desastres (DRT) em todo o mundo, prontos para serem acionados no prazo de até 72 horas após o incidente.
De 23 a 25 de agosto de 2019, quase 60 colaboradores voluntários da DHL e 10 representantes da Cruz Vermelha Brasileira participaram do treinamento da DRT em Cotia, Grande São Paulo. O treinamento prepara voluntários para fornecer apoio logístico no deslocamento de suprimentos de ajuda humanitária em aeroportos durante os esforços de recuperação de incidentes graves.

O grupo Deutsche Post DHL firmou um Acordo de Colaboração com a Cruz Vermelha Brasileira para fornecer serviços de DRT, quando solicitado, a fim de ajudar a organização na resposta a desastres naturais no Brasil. \"A Cruz Vermelha Brasileira está muito satisfeita por firmar essa parceria estratégica com a DHL. A parceria fornece importante apoio logístico para ajudas humanitárias oferecidas durante as atividades de recuperação de catástrofes. A participação no recente treinamento de DRT da DHL fortaleceu ainda mais nossa parceria e, mais importante, forneceu uma capacitação inestimável a nossa equipe e voluntários para que estejam mais bem preparados para agir nestas situações\", disse Júlio Cals de Alencar, presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira.
Quando acionada, a DRT ajuda a evitar gargalos nos aeroportos mais próximos das áreas afetadas, garantindo o fluxo ininterrupto de suprimentos essenciais - como alimentos, remédios e kits de higiene - mesmo sob as mais difíceis circunstâncias.
\"Nossas equipes de DRT são formadas por voluntários altamente treinados que fornecem conhecimentos logísticos para auxiliar a coordenar a ajuda humanitária no sentido de ampliar o alcance às vítimas. Isso garante um processamento eficiente da ajuda humanitária nos aeroportos, bem como sua preparação para o transporte até os mais necessitados\", disse Gilberto Castro, diretor sênior de operações da Colômbia e diretor da DRT nas Américas da DHL. O programa passou a contribuir com os esforços de resposta a emergências no Brasil desde que a equipe foi acionada pela primeira vez em Mariana, no estado de Minas Gerais, em novembro de 2015 - logo após o ocorrido na barragem da cidade mineira. A primeira equipe de DRT no Brasil foi estabelecida e treinada em 2011.
- Fim -
Contato de Imprensa
DFreire Comunicação e Negócios

Rafael Machado
Fone: +55 11 5105-7171
E-mail: rafael@dfreire.com.br
Élida Gonçalves
Fone: +55 11 5105-7171
E-mail: elida@dfreire.com.br

DRT – Disaster Response Team
As DRTs fazem parte do programa de gerenciamento de desastres do Grupo DPDHL, GoHelp, fornecido em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), desde 2005. Por meio dessa parceria, a DHL fornece às agências da ONU e de gerenciamento de desastres sua experiência em logística e as habilidades de logística de quase 600 colaboradores voluntários treinados especialmente em todo o mundo, que podem ser acionadas dentro de 72 horas após o incidente natural.
As DRTs da DHL estão estabelecidas em mais de 20 países e foram acionadas mais de 40 vezes desde 2005, mais recentemente para auxiliar em Moçambique em abril de 2019. Além das ações da DRT, a iniciativa Get Airports Ready for Disaster (GARD) da DHL - também parte do programa GoHelp - treina a gestão do aeroporto em regiões de risco para estar mais preparada em caso de catástrofe. Saiba mais: http://www.dpdhl.com/en/responsibility/society-and-engagement/disaster-management/disaster-response-teams.html
50 anos DHL
Em 2019, a DHL comemora 50 anos desde a fundação da empresa por três empreendedores, em São Francisco, em 1969. A DHL começou como um disruptor para a indústria tradicional de entregas, contornando a burocracia com um serviço inovador para entregar documentos por via aérea durante a noite. Desde então, a DHL se tornou uma família global, com cerca de 380.000 funcionários em mais de 220 países e territórios que cobrem todo o espectro de logística e serviços da cadeia de suprimentos. A centralização no cliente e a cultura do potencial da DHL alimentaram cinco décadas de inovação - do DHL 1000, um dos primeiros computadores de processamento de texto do mundo, ao uso do StreetScooter, um veículo de entrega ecologicamente correto com acionamento elétrico e desenvolvido pelo Deutsche Post DHL Group. Com o compromisso da Missão 2050 de atingir emissões zero em todo o grupo até 2050, a DHL continua a ser uma pioneira no setor de logística.
DHL – A empresa de logística para o mundo
A DHL é a marca global líder no setor de logística. Nossa família de divisões da DHL oferece um portfólio incomparável de serviços logísticos que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de envio e atendimento de comércio eletrônico, transporte expresso internacional, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão da cadeia de fornecimento industrial. Com cerca de 380.000 funcionários em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e empresas com segurança e confiabilidade, possibilitando fluxos de comércio global. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, ciências da vida e saúde, energia, automotivo e varejo, um comprometimento comprovado com a responsabilidade corporativa e uma presença incomparável em mercados em desenvolvimento, a DHL está posicionada como \"A empresa de logística para o mundo\".
A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O grupo gerou receitas de mais de 61 bilhões de euros em 2018.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. Saiba mais: http://www.cruzvermelha.org.br/en/

Editorias: Industria  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: DFreire