Empreendedorismo em Micro e Pequenas Empresas reflete diretamente no PIB Nacional

Esta forma de negócio aumenta o número de empregos e contribui para a renda de boa parte da população brasileira

No Brasil, segundo dados do SEBRAE, há 12,95 milhões de micro e pequenas empresas, sendo elas responsáveis por cerca de 52% dos empregos com carteira assinada, 40% dos salários pagos e 27% do PIB nacional, o que revela a importância desse tipo de empreendimento para a economia brasileira.

Por serem diferentes das grandes corporações, as micro e pequenas empresas requerem conhecimentos específicos para a administração dos negócios. Para auxiliar os empreendedores, a Elsevier lançou a segunda edição do livro “Administrando Micro e Pequenas Empresas”.

A obra se divide em 14 capítulos que abordam diferentes temas relevantes para o administrador deste tipo de empreendimento, como a gestão de pessoas, o plano de marketing, os aspectos legais e o gerenciamento do negócio. Cada um dos capítulos ainda apresenta sugestões de leitura para serem estudadas, a fim de gerar reflexão sobre os assuntos tratados.

“Este livro traz uma grande e diferenciada contribuição para empreendedores e para o empreendedorismo ao reunir em uma só obra a compreensão e o tratamento adequado de tudo isso, numa contribuição de quem já estudou e vivenciou a realidade dos negócios”, revelam Antônio Barbosa Lemes Júnior e Beatriz Pisa, autores da obra.

O livro “Administrando Micro e Pequenas Empresas” alia teoria e prática, já que “tão importante quanto ter ideias e vislumbrar oportunidades é fazer acontecer. As ideias e oportunidades de negócios surgem o tempo todo e o desafio pelo qual o empreendimento passa, é de como transformar essas ideias em produtos e serviços em negócios reais que atendam às necessidades e expectativas dos clientes”, explicam os autores.

Esta obra apresenta, de uma forma didática e prática, uma proposta para transformar empreendimentos em empresas inovadoras e sustentáveis em uma realidade de mudanças cada vez maiores e mais desafiadoras.

Editorias: Negócios
Empresa: DFreire