ANFAC faz 40 anos, lança o Projeto ANFAC 4.0, e comemora muitas vitórias para o setor de fomento comercial brasileiro
Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC

No próximo dia 10 de fevereiro, às 20h30, no Palácio Tangará, em São Paulo, a Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) comemora 40 anos. Há quatro décadas, a ANFAC coordena as ações institucionais que promovem o fomento comercial em todo o Brasil, alavancando o progresso e provendo recursos financeiros acessíveis às mais diferentes esferas produtivas, em especial para os micros e pequenos negócios.

Com a vantagem de quem já sabe tudo sobre fomento comercial e ajudou a impulsionar a economia do Brasil nos últimos 40 anos, a ANFAC acaba de lançar o Projeto ANFAC 4.0, que tem o objetivo de modernizar os processos de gestão e negócios. “Constantemente em busca de qualificação, renovação e capacitação para todos que compõem o mercado, queremos nos preparar e, consequentemente, preparar as nossas empresas associadas para enfrentar os desafios de um mundo disruptivo, cheio de tecnologias e inovações que são imprescindíveis para uma gestão eficiente”, conta Luiz Lemos Leite, fundador e presidente da ANFAC desde 1982.

Para tanto, a entidade vem se mantendo atuante, apoiando micros, pequenas e médias empresas, fazendo uso da tecnologia para se conectar aos associados, levando o conhecimento por meio de lives, encontros, atendimentos e cursos online. Além disso, também leva informações, por meio de seus canais de comunicação, como site, mídias sociais e a revista, que tem distribuição nacional e apresenta mensalmente temas como economia, política e entrevistas com autoridades e empreendedores do setor de fomento comercial, a fim de manter o sucesso do setor em ritmo acelerado.

“Mesmo nos momentos mais difíceis da nossa trajetória como, por exemplo, o desta pandemia que estamos atravessando, o fomento comercial vem marcando sua atuação institucional provendo conhecimento, informação e recursos para uma clientela composta por 200 mil micros, pequenas e médias empresas, algo em torno de R$120 bilhões com um índice de liquidez da ordem de 90 p.c. Todo este esforço do fomento comercial significa a garantia de um mercado que gera seis milhões de empregos”, comemora.

Nestes 40 anos de existência, além de celebrar o amparo ao empreendedorismo, os novos projetos, novas tecnologias e apostar no futuro e crescimento, a ANFAC também comemora as conquistas alcançadas nas últimas quatro décadas. Entre as vitórias estão os FIDCS Multisetorias, cuja gestação no início dos anos 2000, se deu no âmbito da entidade e que detém hoje segundo a CVM uma carteira de investimentos de 25 bilhões de reais.

Tem, também, o DNA da ANFAC as Empresas Simples de Crédito (ESCs), criadas em 2019, além de participar ativamente nos estudos quanto a regulamentação da Lei 13775/18, de 20/12/2018, que trata da emissão de duplicatas pelo sistema eletrônico.

De acordo com Lemos Leite, estas são somente algumas das conquistas mais recentes porque nas décadas de 80 e 90, a ANFAC lutou com seus associados e empresas de Factoring para desburocratizar e desenvolver o mercado de fomento comercial, no país. Hoje, além das Factorings, a ANFAC é composta pelas empresas Securitizadoras de Crédito, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios e as Empresas Simples de Crédito.

Mas não para aí, segundo Lemos Leite, ainda tem muito trabalho pela frente e a ANFAC vem atuando para aprovar leis que são fundamentais para o crescimento da categoria, entre elas, a que mais se destaca é a Reforma Tributária. “Neste momento, o nosso esforço está concentrado em aliviar a carga fiscal que tanto tem onerado as operações de nossos associados e que acabam repassando esse ônus aos seus clientes, milhares de pequenas e médias empresas, que tanto contribuem para a geração de empregos no Brasil”, finaliza Lemos Leite.

Editorias: Economia  Jurídica  Negócios  Política
Empresa: Six Bureau de Comunicação