Sarau poético marca lançamento de livro de Maviael Melo sobre a Independência da Bahia

‘Caminhos da Liberdade’ é uma obra de literatura de cordel dedicada ao público infanto-juvenil, inspirada nas lutas pela independência do Brasil no estado

A Caixa Cultural Salvador recebe no dia nove de abril de 2024, uma terça-feira, às 19h, o sarau poético “Caminhos da Liberdade”. O evento, promovido pela Melodia Produções, tem como anfitrião o poeta, cantador, produtor, cordelista e escritor Maviael Melo. O encontro conta ainda com a presenças dos artistas Cicinho de Assis, Mariana Guimarães, Aiace, Juliana Ribeiro e Joana Terra e tem entrada gratuita.

O evento marca o lançamento do livro “Caminhos da Liberdade”, de autoria de Maviael Melo, com ilustrações de Adélia Oliveira, dedicado o público infanto-juvenil. A obra, publicada pela editora Imeph, reúne cordéis escritos por Maviael em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ocorrido no ano passado. Os textos destacam o movimento anticolonial que teve como protagonistas “pessoas do povo“, mulheres e homens pretos, as marisqueiras, os estivadores, os indígenas, além de vaqueiros e outros representantes de uma sociedade baiana invisibilizada.

De acordo com o autor, os textos foram inspirados em dois trabalhos dedicados ao tema dos quais ele fez parte em 2023. Um deles foi o docudrama \"Caminhos da Liberdade: o Bicentenário da Independência da Bahia – 1823 – 2023\", com direção do professor Robson Costa, além da exposição \"Verdade e Liberdade - A Saga Baiana da Libertação Nacional\", que teve direção do professor e historiador Ricardo Carvalho, realizada na Caixa Cultural Salvador, em 2023.

Segundo Maviael Melo, a necessidade de pesquisar sobre o tema e a interação com os historiadores na participação no documentário e na exposição foram fundamentais para que a ideia do livro se concretizasse: “a convite do professor Ricardo Carvalho escrevi textos para fotos sobre o tema para uma exposição na Caixa Cultural, com isso aprofundei um pouco mais sobre o tema e escrevi outras pautas. A partir daí veio a ideia de um livro que saiu meio que automático, pois a história já estava viva na ideia”. Essa inspiração levou Maviael Melo a também convidar o professor Ricardo Carvalho para que escrevesse a apresentação do livro, que estará em breve nas principais livrarias de todo o país.

*Maviael Melo* é um pernambucano radicado em Salvador há mais de 18 anos, tem a inquietude dos “arteiros” que buscam fazer da arte sua fala e sua contribuição enquanto parte de um todo cultural. Com dois CDs, um DVD e um vinil, o artista transporta nas canções e poesias versos de um Brasil atual. Com a chegada de “Caminhos da Liberdade”, Maviael agora soma sete livros publicados, cinco de poesia e cordel e dois romances.
...
SERVIÇO:
O quê: Sarau poético “Caminhos da Liberdade”.
Quando: 9 de abril de 2024, às 19h.
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57. Centro)
Quanto: Gratuito
Informações: http://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Salvador.aspx