E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




COREN Bahia realiza palestra de capacitação para equipe de enfermagem do Hospital Espanhol
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
COREN Bahia realiza palestra de capacitação para equipe de enfermagem do Hospital Espanhol
...

O mês de setembro começou com uma palestra de capacitação para a Educação Permanente do Hospital Espanhol. Palestra sobre Registros de Enfermagem, ministrada pela enfermeira Juliana Brandão – Coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do Coren-Bahia, no primeiro dia do mês.

Os Registros de Enfermagem em prontuários de pacientes são uma responsabilidade legal. E a forma da prática dos registros precisa ser respeitada e executada com ética, veracidade e idoneidade para segurança do paciente e da equipe de profissionais de saúde. São estes registros que documentam a rotina de vida do paciente em internamento e servem como base informativa para a assistência multidisciplinar.

“Nenhum profissional de saúde está autorizado a registrar ações que não as executou. Este é um dos princípios básicos da responsabilidade legal dos registros de enfermagem que são documentos legais para toda a equipe, para o cliente e para a instituição prestadora da assistência que a comprova com estes documentos” – ressaltou a enfermeira Juliana Brandão.

A palestra de capacitação permitiu a troca de experiências de forma interativa, esclarecimento de dúvidas e explanação de situações vividas no dia a dia da rotina hospitalar, por parte dos participantes.

A Coordenadora da UTI 6 do Hospital Espanhol, Enfermeira Jandnir Campos, participou da palestra e considerou o tema extremamente pertinente: “... porque nos ajuda na melhoria da qualidade da assistência. A gente percebe o quanto nós, colaboradores que atuamos diretamente na ponta da assistência, devemos ser alertados sobre a importância do prontuário eletrônico, documento que legitima toda a assistência prestada. Assistência não registrada é assistência não legitimada.”

Membro do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Espanhol, a enfermeira Patrícia Fontes destacou que o registro é importante não só para atestar a assistência prestada ao paciente, mas também como elemento mensurador da qualidade e eficiência deste serviço de saúde, verificando pontos fortes e possíveis falhas para nortear estratégias de melhoria. “Foi excelente a palestra ter sido apresentada pelo Coren-Ba, pois traz à equipe um respaldo e uma proximidade ao órgão de conselho, mostrando assim que não é apenas o fiscalizar, mas também orientar” – comentou Patrícia Fontes, evidenciando as diferentes funções do órgão da categoria de enfermagem.

No encerramento, a facilitadora Juliana Brandão, ressaltou a importância da educação permanente na área de saúde: “O processo de qualificação dos profissionais é muito importante, em qualquer área. Na saúde não é diferente. Para o campo da enfermagem, o Coren está sempre de portas abertas para prestar este apoio de qualificação. E aqui, no caso do Hospital Espanhol, isto é fundamental e está sendo realizado. É uma unidade que foi reativada numa situação de emergência de saúde pública, na pandemia, com processos tão atribulados sendo implantados, em meio a uma doença desconhecida, inicialmente. Não basta organizar os processos, mas também treinar a equipe para a prática dos processos que vão reverberar em resultados positivos na assistência aos usuários.”

Editorias: Feminina  Masculino  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: 3S Assessoria em Comunicação  
Contato: Soraya Simón  
Telefone: 11-5897-3198-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.