Scuola Eugenio Montale lança Curso Preparatório para o exame de língua italiana B1 Cittadinanza
Scuola Eugenio Montale

Em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro, o curso tem certificação requerida pelo Governo Italiano para quem está no processo de obtenção da cidadania italiana por naturalização

A Escola Internacional Italiana Eugenio Montale em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro (ICIB), está lançando o Curso Preparatório para o exame de língua italiana B1 Cittadinanza. Essa certificação é requerida pelo Governo Italiano, sendo uma exigência do Ministero dell’Interno para quem está no processo de obtenção da cidadania italiana por naturalização. “O curso é inédito para escola. Decidimos oferecê-lo por acreditar ser de interesse do nosso público, tendo muitas famílias da Montale com origem italiana interessadas na cidadania italiana por naturalização”, explica a coordenadora de cursos, Profª Amanda Visani.

Segundo Amanda, a parceria com o ICIB nasceu com a própria Montale. A escola já oferece cursos de italiano para adolescentes e adultos. “Nós seguimos toda a estrutura dos cursos que o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro tem. O novo curso foi pensado para quem está no processo de obter a cidadania por naturalização. Existe um material específico, focado em desenvolver habilidades comunicativas em diferentes contextos”.

O exame B1 Cittadinanza tem um recorte de competências muito mais restrito, por isso sua carga horária é menor. Ele é destinado exclusivamente para quem está no processo de obtenção da Cidadania italiana por naturalização Com a mudança da normativa em 2018, segundo a Lei n. 132 de 1º de dezembro de 2018, a obtenção da cidadania italiana está também vinculada à posse do nível B1 em língua italiana, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas (2001). Por isso, não é válido para fins de trabalho, estudos etc. O ponto central do curso é a língua falada, sem deixar de lado as habilidades de compreensão e produção escritas.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Recursos Humanos
Empresa: Communica Brasil