E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Zinco: um importante aliado para imunidade
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Quando se pensa em minerais benéficos para o organismo, nem sempre o Zinco entra no topo desta lista. Com a pandemia, passou a ser alvo de alguns estudos que evidenciaram sua importância no combate à Covid-19.

Essa relação está no fato do importante papel do Zinco na integridade do tecido epitelial, por formar uma espécie de barreira, que nos protege de “invasores”, por impedir a entrada de patógenos. Além disso, contribui na redução dos níveis de moléculas inflamatórias, atuando diretamente no sistema imunológico e na produção de hormônios.

“A deficiência de zinco pode deixar nosso organismo mais suscetível a infecções virais”, alerta o médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia.

Os sinais que podem sugerir a falta de zinco no organismo são a diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos, menciona Dr. Durval Ribas Filho.  Porém, só exames laboratoriais podem confirmar essa deficiência.

Como não é produzido pelo organismo, para armazenar quantidades suficientes do mineral há dois caminhos. Uma dieta com alimentos fontes de proteína, de origem animal, como carnes e frutos do mar, sementes, grãos integrais, castanhas e oleaginosas ou a suplementação. “Ela só é indicada quando a alimentação não for suficiente para manter os níveis de zinco, dentro do esperado. Mas só deve ser realizada com prescrição médica, após avaliação e exames”, diz Dr. Durval Ribas Filho.

O médico nutrólogo ainda alerta que, apesar do excesso de zinco ser eliminado na urina e nas fezes, algumas pessoas podem armazenar quantidades superiores ao limite recomendado, o que pode causar certa toxidade e provocar fadiga, febre e dores no estômago. Algumas doenças também podem elevar a quantidade de zinco no organismo. Daí a importância de incluir os índices de zinco num check up.

Dr. Durval Ribas Filho – Presidente da ABRAN - está à disposição para falar mais sobre o tema. 

 

Editorias: Estética e Beleza  Feminina  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: VS Press Consultoria em Comunicação  
Contato: Andrea Simoes  
Telefone: 11-41113622-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.