E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Quais os cuidados devo tomar após retirada de câncer de mama?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Quais os cuidados devo tomar após retirada de câncer de mama?
...

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, de acordo com Instituto Nacional do Câncer - INCA (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O tratamento de um câncer faz com que a pessoa reestruture toda a sua rotina e adquira cuidados com a saúde. A mastectomia é a cirurgia para retirada da mama infectada para evitar que o tumor cresça e se espalhe. Depois desse procedimento e de todo o tratamento recomendado pelo oncologista é possível retornar à uma vida normal, no entanto, ainda é preciso reforçar alguns cuidados para que a doença não retorne. De acordo com a oncologista clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Márcia Rachel da Fonseca, é normal que alguns efeitos colaterais da quimioterapia permaneçam mesmo com o tratamento finalizado. “Sintomas como: boca seca, falta de apetite, dificuldade para engolir, dificuldades no paladar e olfato com dificuldades. Com o tempo, esses incômodos tendem a passar”, explica a médica.

Alimentação
Os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento devem permanecer ao longo da vida. O corpo precisa de uma boa reserva de nutrientes para recuperar as forças perdidas com os altos e baixos da doença. Coma, no mínimo, duas porções de frutas e verduras diariamente e diminua as gorduras. Um acompanhamento com nutricionista é fundamental para garantir que todos os nutrientes estejam na sua dieta com uma quantidade satisfatória.

O que evitar do lado operado?
Qualquer tipo de machucado, arranhão e cortes nessa região são mais perigosos. Evite tirar as cutículas e roer as unhas. Costurar sem dedal de proteção. Picadas de insetos e animais. Carregar bolsas, pacotes. Evite exposição ao sol, sempre use bloqueador solar de alta proteção


Fisioterapia
A fisioterapia serve para a reabilitação do paciente. O objetivo é garantir a movimentação ativa dos membros. São feitos exercícios com alongamentos, terapia manual e relaxamento. Essas seções estimulam a circulação nos membros ao redor do local da cirurgia e também ajudam na cicatrização. Diminuem a dor, previnem complicações nos tendões e músculos, além de ajudar a realinhar a postura adequada.

Mantenha o tratamento psicológico
O câncer é uma doença tão complexa que afeta não só o organismo, mas também fragiliza a saúde mental do paciente. O período de tratamento requer uma força muito grande de viver e, sem ajuda psicológica e de uma base de apoio familiar é muito difícil enfrentar. A ansiedade, medo da doença voltar e o sentimento de fragilidade podem insistir em ficar, mas você deve lutar contra eles. Cuide do corpo e das emoções. Voltar a trabalhar ou praticar um hobby pode te ajudar nessa questão de se sentir ativa e útil.

Editorias: Saúde  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Kompleta Comunicação  
Contato: Kompleta Comunicação  
Telefone: 34-3086616-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.