Hospital Santa Clara cria protocolo de medidas preventivas para a Covid-19
Hospital Santa Clara cria protocolo de medidas preventivas para a Covid-19
...

O serviço de saúde não pode parar, pois as doenças não deixam de acontecer, principalmente em tempos de pandemia. A população de Uberlândia precisa, mais do que nunca, de um atendimento de qualidade e de uma atenção especialmente voltada para o atendimento mais humanizado. O Hospital Santa Clara reforçou as medidas de prevenção à Covid-19 para a retomada dos atendimentos com a maior segurança possível, seguindo as regras da ANVISA, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde.
“Partos, cirurgias, atendimento às pessoas sintomáticas, com doenças agudas e doenças crônicas são serviços essenciais que não podem parar. Estamos funcionando normalmente, prezando pela segurança e com medidas especiais para manter os atendimentos. Nossos pacientes podem se sentir seguros e nos procurar para os atendimentos necessários” reforça a diretora clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Daniela Falqueto Alvim.
A enfermeira, Alana Camila de Araújo, que faz parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Clara, declarou. “Com a chegada da pandemia criamos um plano de contingência específico para a Covid-19, de acordo com as recomendações da ANVISA e Ministério da Saúde”.

Confira as medidas adotadas pelo Hospital Santa Clara:
 Desde o início da pandemia, parte dos colaboradores administrativos está trabalhando em home office e os pertencentes ao grupo de risco foram afastados ou estão em período de férias. Os colaboradores que seguem trabalhando receberam kits de máscara para uso no trabalho e durante o período de deslocamento externo. O kit de máscara é para ser usado tanto dentro do hospital quanto externamente, no trajeto do trabalho até em casa, ou em idas ao supermercado, por exemplo. O Hospital Santa Clara quer proteger os funcionários em todos os momentos, principalmente fora do hospital.
 Antes do início da jornada de trabalho, todos os colaboradores têm sua temperatura aferida.
 A higienização foi reforçada em todas as dependências. Há álcool gel disponível em todas as unidades e em todas as entradas do hospital há um totem ou há um colaborador fornecendo álcool gel, dessa forma todos os visitantes realizam a higiene das mãos antes da entrada ou de ter qualquer tipo de contato físico com as instalações.
 Todos os colaboradores usam máscara e os visitantes que chegam sem máscara recebem uma para uso.
 As cadeiras das salas de espera foram isoladas para diminuir a proximidade entre pessoas e os locais de formação de filas foram sinalizados para marcar a distância.
 E para fortalecer nossa missão de cuidar, o Serviço Social implementou as visitas por vídeo: por meio de vídeo chamada, colocamos o paciente internado em contato com seus familiares.
 Criamos um fluxo de atendimento diferenciado para os pacientes suspeitos e confirmados com covid-19. Em caso de internação, eles são internados em alas separadas e são assistidos por uma equipe exclusiva, ficando isolados de outros setores.

“Seguindo todas essas recomendações sairemos deste momento o mais rápido possível. Queremos ser um aliado da comunidade para enfrentar essa batalha”, finaliza Dra. Daniela Falqueto.

Editorias: Serviços  Saúde  Terceira idade
Empresa: Kompleta Comunicação