E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Câncer de intestino pode ser tratado com radioterapia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Câncer de intestino pode ser tratado com radioterapia
...

Em questão de dias, o esporte brasileiro sofreu duas perdas. Primeiro, Pelé, o Atleta do Século, ocorrido em 29 de dezembro. No começo do ano (dia 8), foi a vez de Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama, clube que jogou por mais de 20 anos. A cantora Preta Gil, 48 anos, distribuiu um comunicado à imprensa informando que está em tratamento contra um câncer. Em comum, todos com câncer de intestino. 

O câncer de intestino, também chamado colorretal, é um dos mais prevalentes no mundo e está entre os que registram o maior número de mortes. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, são esperados para cada ano do triênio (2023-2025) um total de 45.630 novos casos, sendo 23.660 em mulheres e 21.970 em homens.

Em geral, esse tipo de câncer costuma acometer pessoas com mais de 50 anos e pode surgir a partir da evolução de pólipos intestinais, que, caso não sejam removidos, podem se transformar em lesões malignas.

Fatores de risco

De acordo com o INCA, a maioria dos casos desse tipo de câncer não tem causa conhecida, porém, a doença poderá ocorrer com mais frequência em pessoas com idade superior a 50 anos. Entre os fatores de risco estão:

. Excesso de gordura corporal;

. Consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;

. Em geral, a pessoa tem uma alimentação pobre em fibras;

. Fumantes;

. Consumo de bebida alcoólica.

. História pessoal ou familiar de pólipos, doenças inflamatórias intestinais ou câncer de intestino. 

Prevenção

Todos podem adotar ações de prevenção contra o câncer de intestino, para tanto, basta seguir as orientações abaixo:

. Praticar de atividades físicas – pelo menos 30 minutos por dia ou 150 minutos durante a semana;

. Evitar o consumo de carne processada; 

. Diminuir o consumo de carne vermelha;

. Manter uma alimentação saudável, com o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos; 

. Evitar o tabagismo

. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Diagnóstico e tratamento com IGRT

O exame de rastreamento é a colonoscopia, indicada regularmente a partir dos 50 anos. Porém, para quem tem parentes de primeiro grau com tumores desse tipo, doenças intestinais inflamatórias ou é portador de síndromes hereditárias, a colonoscopia poderá ser indicada de forma mais precocemente.

Em geral, o tratamento é a cirurgia, quimioterapia, terapia-alvo e radioterapia. “A radioterapia é mais indicada para o tratamento local do câncer de reto. Há estudos científicos que apontam aumento no controle da doença com o uso da radioterapia após cirurgia, especialmente nos tumores avançados, indica o rádio-oncologista Henrique Balloni, do Oncoville.

Ainda segundo o médico, a radioterapia com uso de técnicas avançadas de localização da lesão durante a aplicação da radiação como IGRT (radioterapia guiada por imagem) com monitorização do ciclo respiratório (4D) é possível ablação das metástases substituindo a ressecção cirúrgica dessas células doentes que já se espalharam para outras partes do corpo. “Geralmente, as metástases dos tumores de intestino afetam o fígado, os pulmões, ossos e cérebro”, salienta Henrique Balloni.

Editorias: Feminina  Masculino  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Bayer, Campos Comunicação  
Contato: Heverson Bayer  
Telefone: 041--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: heversonbayer
MSN:
Twitter:
Facebook: www.facebook.com/bayercamposcom
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.