E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Importância do IGRT no planejamento do paciente
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Importância do IGRT no planejamento do paciente
...

Entre os principais tratamentos curativos do câncer está a radioterapia, para muitos tumores, essa é a melhor maneira de realizar procedimentos mais assertivos. A equipe de físicos médicos do Oncoville explica que no momento em que a sessão de radioterapia é feita, há uma entrega gigantesca de energia à região acometida pelo tumor através da radiação.

Diante disso, entendemos que a entrega de energia deve ser feita da forma mais precisa possível à região a ser tratada, pois, do contrário, órgãos e tecidos vizinhos à região comprometida receberão doses de radiação desnecessariamente, podendo ter seu funcionamento comprometido temporária ou permanentemente.

Na radioterapia a precisão está na capacidade de reproduzir, em todas a sessões de tratamento, essa entrega de energia de forma concentrada na região a ser tratada, minimizando ou até mesmo evitando possíveis efeitos colaterais nos tecidos e órgãos vizinhos a esta região. A técnica responsável pela localização precisa da região a ser tratada é a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) e uma das formas mais eficientes de se fazer IGRT é utilizando o Exactrac @Brainlab.

Esse equipamento é composto de uma câmera de infravermelho, dois tubos de RX e dois painéis receptores, além de uma mesa robótica com movimentos de translação e rotação automáticos. A câmera de infravermelho fica acoplada ao teto da sala de Radioterapia e tem a função de pré-posicionamento do paciente após ele deitar-se na mesa de tratamento. Os dois tubos de RX, localizados no piso da sala, farão duas exposições, que serão captadas pelos dois painéis presos ao teto da sala após os RXs passarem pelo paciente, proporcionando duas imagens distintas.

O software do Exactrac se encarregará de comparar essas imagens àquelas utilizadas no planejamento do tratamento. Qualquer diferença entre o posicionamento atual do paciente em relação ao que foi planejado será automaticamente corrigida submilimetricamente por translação e/ou rotação da mesa robótica. Só depois de cumpridas essas etapas, que garantirão precisão de posicionamento, o tratamento começará.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Bayer, Campos Comunicação  
Contato: Heverson Bayer  
Telefone: 041--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: heversonbayer
MSN:
Twitter:
Facebook: www.facebook.com/bayercamposcom
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.