|
Ristorante Pastelão |
Teresópolis - A novidade desta 18ª edição do Festival Sesc de inverno é a ampliação territorial. Pensando em dar mais visibilidade ao festival é através da música que intérpretes famosos se misturam aos músicos das regiões. A programação musical desta semana conta com talentos teresopolitanos como o da cantora e compositora Elvira Helena (voz), que juntamente com o músico Arthur Liory (violão e guitarra) mostra suas canções autorais de ritmos variados no show No Som Nosso de Cada Dia; Comadre Dávila, o típico coletivo artístico brasileiro que se apresenta no Bar London Fox e Kadu Magalhães, ao lado do músico e amigo Rogério Miranda, vai recriar suas músicas e canções de outros artistas que influenciaram o projeto, como Maria Gadú, Clube da Esquina, Djavan e Lenine, entre outros.
Outras atrações com artistas locais
No dia 25 acontece no teatro Sesc a apresentação circense Cabaré Terê, uma grande homenagem ao Zé Futrica, artista popular de Teresópolis, mímico, cômico, músico e figura queridíssima do Cultura de Raiz, projeto que sempre o encantou.
Outra atração com destaque local neste festival que acontece no dia 26 é o Ristorante Pastelão, onde três grupos de palhaços de Teresópolis se reúnem para criar o Coletivo Nozis. A partir da mistura de linguagens do palco, da rua, das habilidades virtuosas do circo com o humor e o teatro, esses artistas brincam com os problemas que um restaurante pode oferecer, criando soluções inusitadas com muito ilusionismo, malabarismos, equilibrismos, bolhas de sabão e música.
Residências
Nos próximos dias acontecem as seguintes residências: Territórios em artes visuais e residência artística com Kleber Dias, na música. Com as “residências” os artistas locais desenvolvem trabalhos formativos junto com instrutores do Sesc e trocam conhecimentos e experiências com professores, diretores e músicos. Durante o festival, eles apresentam os resultados desse trabalho.
O Festival Sesc de Inverno vai até o dia 28 com programações em cinco municípios. O evento de multilinguagem, que traz 500 atrações em diferentes linguagens artísticas – literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais – ocorre nas cidades serranas fluminenses de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo (nos distritos Lumiar e São Pedro da Serra), Duas Barras e Três Rios.
Show na Praça Olímpica
Sucesso absoluto em todo o país, nesta quinta-feira (25) se apresenta, na Praça Olímpica, a banda paulistana Maneva que viaja com a turnê que dá nome ao mais recente álbum lançado, “Acústico na Casa do Lago” – em parceria com a Universal Music. Com números que impressionam, o Maneva é uma das bandas mais ouvidas no Spotify, superando um milhão de ouvintes por mês.
Programação de quinta-feira:
15h - Onipotência do Sonho – Formigas de Dalí - Teatro - Calçada da Fama
17h - Elvira- Música - Teresópolis Shopping
19h- Cabaré Terê – Homenagem a Zé Futrica, com Participação Especial do Palhaço Tomate (Arg.) - Circo - Sesc Teresópolis (Teatro)
19h - Unicórnio - Audiovisual - Teatro da Prefeitura
20h - Maneva - Música - Praça Olímpica
21h - Debate com Eduardo Nunes - Audiovisual - Teatro da Prefeitura
22h - Comadre Dávilla - Música - London Fox Lounge & Pub
22h - O Velho Blues - Música - Sesc Teresópolis (Sesc Café)
Atividades formativas, oficinas, masterclasses e residências:
12h às 18h - Residência – Territórios - Artes Visuais - Sesc Teresópolis (Sala de Vidro)
19h às 21h30 - Sarau Poético – Oficina da Criação e Poesia - Literatura - Sesc Teresópolis (Biblioteca)
Atividades permanentes:
19/7 a 28/7 (exceto 22/7) - 9h às 21h - Exposição Crocheterê - Artes Visuais - Av. Lúcio Meira
19/7 a 28/7 (exceto 22/7) - 9h às 21h. Abertura: 19/7, 20h. - Exposição Releitura - Artes Visuais - Sesc Teresópolis (Galeria)
19/7 a 28/7 (exceto 22/7) - 9h às 21h - Exposição Seu Claro - Artes Visuais - Praça Olímpica
19/7 a 28/7 (exceto 22/7) - 9h às 21h - Videoinstalação – Gente da Nossa Terra - Audiovisual - Sesc Teresópolis (Sala de Vídeo)