Suicidólogo lança livro interativo sobre luto
Suicidólogo lança livro interativo sobre luto
...

Em seu novo livro “Como é que está aí? Luto no silêncio de uma resposta”, publicado pela editora Paulinas, o escritor, suicidólogo e pesquisador de luto e valorização da vida, Licio Vale não é só o autor, mas um verdadeiro companheiro de cada leitor. A obra promove o acolhimento às pessoas em luto e encoraja o leitor a escrever sobre conjunto de emoções, opiniões, pensamentos e sentimentos que acercam um dos momentos mais difíceis da vida: às dores da perda e do luto.

A partir de uma situação traumática, que foi a experiência de uma longa quarentena por ocasião da pandemia da Covid-19”, vivenciada por todos em março de 2020, o autor destaca os impactos da pandemia e do isolamento na saúde mental e a importância do acolhimento e da valorização do sofrimento humano como alternativa às tragédias cotidianas do período. “O luto em tempos de pandemia se apresenta com efeitos muito mais potencializados e dolorosos nesse processo. As medidas preventivas adotadas, como o distanciamento social e a quarentena, por exemplo, limitaram e tornaram quase proibitivos os velórios e os enterros de pessoas queridas, uma vez que os caixões precisavam permanecer fechados durante toda a cerimônia, para evitar qualquer contato físico. Isso transformou a despedida de parentes e amigos em mais um distanciamento, impossibilitando o último adeus, o último beijo, o final digno de uma relação amorosa.”, detalha Licio Vale.

Licio Vale avalia que a interatividade do livro pode colaborar para a elaboração do luto. “Revele sua ferida e compartilhe sua dor, escreva o que você sente. Permita que estas páginas diminuam o peso que você carrega. Nunca se esqueça: a cura só acontece para quem é capaz de expor e partilhar sua dor”, diz o escritor na apresentação da obra.

Luto interativo
Embora a dor da perda seja universal, a cultura ocidental contemporânea evidência pouco espaço e liberdade para se falar sobre o luto no mundo offline. Por esse motivo, o livro “Como é que está aí? Luto no silêncio de uma resposta”, combina a proposta de escrita dos sentimentos e emoções com a leitura de QR Codes que transferem o leitor para uma experiência em vídeo sobre a importância de saber elaborar o luto e suas fases.

Saiba Mais:

Sobre o autor

Licio de Araújo Vale é Filosofo formado pela PUC - SP, Qualificado em Suicídio e Automutilação pela UNIPAR, Especializado em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador sobre luto e valorização à vida, Educador e Palestrante. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Membro da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade essa que é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Filho de suicida e autor dos livros “E foram deixados para trás - Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio”, “Acolher e se afastar: relações nutritivas ou tóxicas”, “Processos autodestruitivos: Por que permitimos nos machucar?”, “Superando a Dor da Perda de Quem Você Ama” e “Mente suicida: Respostas aos porquês silenciados”.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Religião e Espiritualidade  Saúde  Sociedade
Empresa: FabiComunica 360
Contato: Fabiana Brochetti