E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Instituição Aparecido Savegnago promove oficinas para mães de alunos em Sertãozinho
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Mães de alunos durante oficina de cartões de orquídeas na Instituição Aparecido Savegnago (Crédito foto: Divulgação)
Mães de alunos durante oficina de cartões de orquídeas na Instituição Aparecido Savegnago (Crédito foto: Divulgação)

Iniciativa sociocultural que capacita e beneficia crianças e adolescentes através da arte, a Instituição Aparecido Savegnago amplia seu leque de oportunidades e promove oficinas para as mães dos alunos em Sertãozinho. Com o Projeto Amor de Sobras, a entidade reúne as mulheres em grupos e oferece três diferentes oficinas para explorar a criatividade, proporcionar novas habilidades e até incentivar uma nova forma de geração de renda.

De acordo com Solange Quarteiro, gestora administrativa da IAS, as mães participam de oficinas de Artes Visuais, bordado livre e criação de cartões com orquídeas. “Pensamos em trazer essas mulheres para participarem de atividades que, além de prazerosas, também podem ser lucrativas. Parte das vendas dos cartões, por exemplo, é revertida para elas”, explica.

Com cartões doados pela Dom Bosco Design e orquídeas fornecidas pelo Savegnago Supermercados, a professora Aline Fernanda Santos Lopes ministra uma oficina na qual ensina as participantes a desidratarem as flores e a colarem nos papéis. Dessa forma, elas aprendem a fazer cartões delicados e que são vendidos no Projeto Beija-Flor, loja de moda social circular que recebe peças em bom estado e tem 100% da renda revertida para a IAS.

Na oficina de bordado livre, ministrada pela professora Dani Milan, as mães usam retalhos que também são doados para a IAS e os transformam em arte através da linha, agulha e pedrarias.

Já o professor Gerson Watanuki Lorenzato ensina teoria e história da arte para desenvolver junto com as participantes o trabalho de Artes Visuais, auxiliando a aflorar a criatividade.

Fortalecimento de vínculos
A coordenadora do Projeto Beija-Flor, Letícia Savegnago, explica que integrar as mães dos alunos é fundamental para fortalecer os vínculos da família com a comunidade e também com a instituição. “É uma oportunidade de valorização, acolhimento e desenvolvimento pessoal. Além disso, essas atividades ajudam as mães a se sentirem pertencentes à entidade”, detalha.

Ela afirma que as oficinas são momentos muito especiais, pois são trabalhados tanto a criatividade quanto a consciência ambiental.

“No caso dos cartões de orquídeas, reaproveitamos flores que seriam descartadas, transformando-as em peças delicadas e cheias de significado. Já no bordado livre, utilizamos tecidos reaproveitados e materiais que ganham uma nova vida por meio da arte manual. O reaproveitamento é essencial, pois além de estimular a sustentabilidade, ele mostra na prática que é possível ressignificar materiais e, ao mesmo tempo, nossos próprios processos de vida, de cuidado e de pertencimento”, ressalta Letícia.

Os cursos ainda apoiam diretamente o Projeto Beija-Flor, porque os produtos confeccionados pelas mães são vendidos na loja.

“Os cartões de orquídeas e camisetas customizadas criados pelas mães geram renda para a IAS, contribuindo para o crescimento das suas ações. As oficinas também são uma importante fonte de geração de renda para as participantes, que recebem R$ 30 por cada aula que realizam na instituição. Isso não só proporciona uma possibilidade real de liberdade financeira, mas também representa um reconhecimento concreto pelo trabalho, pela dedicação e pelo talento que cada uma oferece nesse processo”, finaliza a coordenadora.

Sobre IAS
A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) possui uma história de dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses. O objetivo é fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.

Desde o início do projeto, mais de 3 mil alunos já passaram pela Instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria, canto coral, teatro, balé, ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.

Em 2025, as atividades de formação artística (cursos de música e teatro e Programa Amor de sobras) fazem parte do Projeto Beija-flor – anos 6 e 7 - plano plurianual, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados; prata – Caldema; bronze - Siamar, Fast, Prática, Selmi, Café Utam, Triex, Eletrofrio.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/05/25
Fonte do release
Empresa: Phábrica de Ideias  
Contato: Loreta Fagionato  
Telefone: 16-36204448-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.