Salim Mattar defende governo mais enxuto e Estado “desprivatizado” em evento do LIDE Ribeirão Preto
...

“O Estado se serve da sociedade quando na verdade deveria servir ao cidadão”. Com essa colocação, o empresário Salim Matar deu início ao encontro com convidados do LIDE Ribeirão Preto, na última quarta-feira, dia 24.

Salim, que preside o Conselho do Instituto Liberal e é fundador da Localiza, especializada em aluguel de veículos no Brasil e países da América Latina, comentou sobre os desafios do pós-pandemia, com a economia ainda fragilizada.

Segundo ele, o próprio Estado não tem interesse em reduzir seus custos, já que isso levaria a uma estrutura mais enxuta, que extinguiria cargos de confiança, levando ao enfraquecimento do poder. E na visão do empresário, o establishment vai contra os próprios princípios, pois o Estado não tem interesse em se sustentar com menos recursos.

E prossegue com ainda mais ênfase: “Eu sou a favor de ‘desprivatizar’ o Estado, porque o Estado foi privatizado. Ele está nas mãos de algumas pessoas que se apoderaram da máquina pública, tornando-a ineficiente”, pontua.

O empresário falou ainda sobre o breve período em que ficou à frente da Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Governo Federal. E definiu a experiência como extremamente proveitosa, mas como “percebeu que o establishment não tem interesse em reduzir o tamanho do estado”, preferiu sair do cargo.

Com a ausência das reformas, Salim lembrou que o Ministério da Economia passou por adaptações nos últimos dois anos, oferecendo a possibilidade de redução da jornada com diminuição do salário, para manter os postos de trabalho. Isso foi aplicado na iniciativa privada. Porém, por uma decisão do STF, os servidores ficaram de fora, mantendo inalterados os gastos com o funcionalismo, onerando a sociedade em um momento de muita dificuldade.

Ao final do encontro com os empresários, Salim Matar compartilhou o plano de criar em Ribeirão Preto mais uma unidade do IFL, Instituto de Formação de Líderes, que foi iniciado em Belo Horizonte. O objetivo é contribuir para formar líderes em gestão empresarial, política e liberalismo comprometidos com um país livre.

O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, com a presença do presidente do LIDE, Fábio Fernandes, que definiu a palestra como inspiradora. \"Ainda que nossa geração tenha feito muito pelo país, a preocupação é que isso ainda seja pouco\", referindo-se à grande responsabilidade de cada um na construção de um futuro melhor. \"É necessário também um governo mais eficiente\", conclui.

Sobre o LIDE Ribeirão Preto
O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.

Editorias: Cultura e Lazer  Economia  Negócios  Política
Empresa: Phábrica de Ideias