Alcione Albanesi para o LIDE Mulher: \"Não basta só querer, precisa de dedicação, competência e empreender projetos que se sustentem para transformar de verdade\"
Alcione Albanesi, empresária, fundadora e presidente do Amigos do Bem - divulgação

É preciso propósito e atitude. Com esta fala incitando à plateia virtual a ação, Alcione Albanesi, apresentou o Amigos do Bem - um dos projetos sociais mais bem sucedidos do país, em bate-papo realizado pelo LIDE Mulher Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, dia 26 de agosto.

A presidente fundadora do projeto trouxe toda sua experiência, trajetória e principalmente inspirações de como conduzir negócios que possam efetivamente transformar o mundo.

\"Não podemos mais falarmos de grandes tecnologias com tamanha desigualdade. Ser um grande empresário ou profissional de sucesso não basta, temos que fazer algo para diminuir a desigualdade social do nosso país e a transformação está em nossas mãos\", disse.

Segundo ela, olhar as pessoas de forma mais humana é o primeiro caminho para construir um legado de solidariedade e pensar em possibilidades que gerem impactos na vida de uma comunidade ou de um segmento específico.

\"O bem precisa nascer, expandir e envolver a vida como um todo, de dentro para fora. Senão tivermos a solidariedade como parte de nossas vidas, vamos sempre ter justificativas para não fazer acontecer. O mundo está carente deste nosso enxergar e só será transformado quando colocarmos propósito. Acredito que estamos no caminho desta transformação\", destaca Albanesi.

O investimento em ações sociais dentro do universo corporativo é cada vez mais considerado. Empresas querem pertencer e se identificar com valores e propósitos, o Amigos do Bem tem ajudado a desenvolver ações dentro das empresas e o resultado não vem só em forma de lucro ou imagem, vem também com o engajamento e orgulho das equipes que passam a integrar algo maior. \" É uma mudança de energia dentro da empresa, é o engajamento social visto pelo colaborador que se orgulha em participar\", complementa a idealizadora do projeto.

Um dos próximos passos é colocar este modelo sustentável, que efetivamente transforma em franquia. Segundo Albanesi, muitas pessoas fazem o bem silenciosamente e como conseguem e em algumas situações não fazem mais por não ter modelos de negócios e condições de ampliação das ações. Desta forma, ela estuda como pode reproduzir o que dá resultado nas comunidades assistidas pelo Amigos do Bem, replicando em outras regiões, orientando e ampliando outros projetos que podem crescer e somar esta rede \"do bem\", como gosta de chamar.

Amigos do Bem
De 1993 até hoje, mais de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas pela instituição, por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia. Considerado um dos maiores projetos sociais do país, atende, regularmente, a mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará e conta com a colaboração de 9.600 voluntários.
Para fazer parte da rede de solidariedade, seja sendo um voluntário ou um colaborador mensal, pessoa física ou empresa, o canal oficial da instituição é: http://www.amigosdobem.org.

Editorias: Serviços  Sociedade  Terceiro Setor
Empresa: Phábrica de Ideias