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Distanciamento social: medo, incertezas e alteração na rotina podem afetar a saúde física e mental
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Especialistas do Grupo São Francisco orientam sobre como controlar a ansiedade durante a quarentena
Especialistas do Grupo São Francisco orientam sobre como controlar a ansiedade durante a quarentena

A preocupação com as pessoas infectadas pela Covid-19, os desdobramentos da economia e as incertezas da nova realidade de isolamento domiciliar e distanciamento social podem afetar a saúde física e mental de diversas formas. De acordo com especialistas, é possível passar por este período de forma saudável.
Para a psicóloga do Grupo São Francisco - que faz parte do Sistema Hapvida - Mônica Lange, em uma rotina marcada pelo bombardeamento de informações sobre a pandemia do novo coronavírus e inseguranças a respeito do cenário local e mundial é natural que se eleve a ansiedade. \"Assim, ter uma rotina organizada e previsível, com horários preestabelecidos e coerentes com as tarefas a serem executadas, pode favorecer o equilíbrio emocional\", afirma.
Segundo ela, outra dica para controlar a ansiedade é restringir as fontes e o acesso às informações relacionadas à pandemia. \"O ideal é verificar as notícias apenas uma vez ao dia e também limitar o número de canais para o consumo destas informações, já que podem causar preocupação e desconfortos\", explica.
Para os adeptos, a psicóloga do Grupo São Francisco afirma que a meditação pode ser uma excelente aliada na redução do estresse, assim como os trabalhos manuais, como pintar, cozinhar, bordar, entre outros.
\"Como ferramenta para colocar a mente no lugar e combater a ansiedade, indico a técnica da respiração em 7 segundos. Ela, basicamente, consiste em inspirar em 4 segundos e expirar em 3 segundos, sempre mentalizando palavras ou situações positivas\", orienta.

Cuidado com alimentação
A nutricionista do Grupo São Francisco, Anyara Souza dos Santos, reforça que essa ansiedade também faz com que as pessoas tenham vontade de comer a toda hora e que é fundamental diferenciar a fome fisiológica da emocional.
\"A fome emocional, que pode ser gerada pela ansiedade, é específica, como o desejo de comer um doce, por exemplo\", explica. \"Mas, vale lembrar que ela desaparece se fizer outra atividade e tende a gerar sensação de culpa e frustração após o consumo do alimento\", completa.
Para Anyara, ter um planejamento diário de atividades ajuda a reduzir os momentos de gatilho e evita que as pessoas descontem suas emoções nos alimentos. \"Além disso, ter um sono de qualidade diminui os níveis de estresse. Assim, antes de dormir, a dica é tomar um chá de camomila ou melissa, e se tiver fome optar por um iogurte com castanhas ou uma fruta\", orienta.

Isolamento
Para muitas pessoas, o isolamento domiciliar e o distanciamento social podem contribuir para o aumento da ansiedade. Mas, de acordo com a infectologista e gerente médica do Hospital São Francisco, Sílvia Fonseca, estas são as únicas formas comprovadamente efetivas para diminuir a transmissão do novo coronavírus.
\"Não conseguimos fazer de outra maneira, a não ser ficando em casa, diminuindo a movimentação das pessoas e evitando toda e qualquer aglomeração. Com isso, temos uma chance de passar por essa epidemia, de uma doença ainda sem tratamento e vacina, com o menor número de pessoas afetadas\", afirma.
Para contribuir com a nova rotina dentro de casa, o Sistema Hapvida criou canais diretos de comunicação com a equipe de profissionais da saúde. Por meio do site http://www.hapvida.com.br, o serviço de chat está disponível para atender os clientes de todo o Brasil, com enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, todos os dias. Pelo número 08007373838 - Opção 2, do Grupo São Francisco, é possível tirar dúvidas sobre a doença com os nossos médicos, 24 horas por dia.
Já no Instagram - @hapvidasaude -, profissionais dão aulas para que as pessoas fiquem ativas e profissionais de saúde tiram dúvidas e dão dicas sobre como manter a saúde. São 5 horas de programação ao vivo, todos os dias.

Confira a programação nas redes sociais:

Todos os dias, a partir das 8h:
08h às 08h40 - Yoga
09h às 09h40 - Hiit/Treino Funcional
10h às 10h40 - Aula de ritmos

Todos os dias, às 15h30:
Lives com nossos especialistas sobre diversos temas

Onde assistir:
Instagram: http://www.instagram.com/hapvidasaude/
YouTube: http://www.youtube.com/hapvidasaude
Facebook: http://www.facebook.com/hapvida.saude


Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Phábrica de Ideias  
Contato: Gabriela Virdes  
Telefone: 16-3911-3606-

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