|
Divulgação |
AEAARP-Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto terá as últimas aulas dos Seminários Ribeirão Floresta no dia 31 de agosto. Os seminários são parte do braço educativo da AEAARP.
De acordo com o presidente da AEAARP, engenheiro Fernando Junqueira, foram mais de 180 horas de aula com palestrantes de várias áreas em aulas teóricas e práticas sobre reflorestamento urbano. “O desafio é formar massa crítica, conscientizar e conquistar a população para os benefícios das florestas urbanas porque, no final das contas, a árvore precisa ser cuidada como ser vivo que é, durante toda sua existência e isso é feito pelas famílias, pelos moradores, pelos empresários”, explica.
Os Seminários Ribeirão Floresta iniciaram em março. Neste sábado, a aula começa às 8h, com palestra sobre as nuances do plano municipal em Jundiaí, apresentada por Rudislei Santos, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças do Município de Jundiaí. Às 9h30, terá palestra do Instituto Nova Era com jornalista Orlando Cardoso de Oliveira. A partir de 10h, o engenheiro agrônomo Leonardo Barbieri coordena reunião técnica para preparação de um documento com propostas para reflorestamento da cidade a ser encaminhado para o Fórum Permanente da AEAARP.
No dia 31, as aulas iniciam às 8h, com palestra do engenheiro agrônomo José Manoel Gobbi de Oliveira sobre arborização urbana do ponto de vista da paisagem. Às 10h, o engenheiro de produção e fiscal ambiental Gustavo Giordano Penteado aborda o memorial descritivo, acertos e erros na execução do plano de arborização urbana.
Engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, coordenador do projeto, destaca o planejamento plural de áreas verdes e florestas urbanas como fundamental. “Existem vários fatores ambientais e sociais por trás do processo de arborização urbana. Precisamos considerar as comunidades que reflorestamos, para promover uma existência harmônica entre as árvores e a população”, explica.
O projeto Ribeirão Floresta da AEAARP integra as ações da campanha Civilidade nas Ruas, lançada em 2019, com foco na temática sustentabilidade. A campanha educativa tem conseguido destinar toneladas de resíduos para reciclagem.
As inscrições podem ser feitas por módulos independentes pela plataforma Sympla \"Ribeirão Floresta\". Os seminários ocorrem na sede da AEAARP - Rua Clemente Ferreira 330, Jd. São Luiz, Ribeirão Preto.
Serviço
Seminários Ribeirão Floresta
Quando: 24/08 e 31/08 das 8h00 às 12h
Onde: AEAARP - Rua Clemente Ferreira 330, Jd. São Luiz, Ribeirão Preto