|
Elida Andrade. Foto: Acervo FADA |
O Projeto FADA (Família Diversidade e Amigos de Ribeirão Preto) participa de um desfile de moda noiva inclusivo. A estudante Elida Andrade, de 7 anos, entra na passarela com figurino da Petit Pois, um ateliê infantil de Ribeirão Preto, nos dias 24 e 25 de julho. Ela tem Síndrome de Down e autismo e nunca desfilou.
O evento é destinado a noivas com exposição de fornecedores do ramo de festas e acontecerá no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, com entrada gratuita, das 14h às 22h. Elida usará figurino de dama de honra nos desfiles que começam às 20h.
“É extremamente importante a iniciativa porque vivemos em um mundo diverso e que deve garantir espaço e dignidade a todos. A participação de pessoas com síndromes, assim como pessoas com deficiências, por exemplo, mante o debate no ar e só combatemos o preconceito e incluímos verdadeiramente quando promovemos esclarecimento”, diz Sheyla Dutra, fundadora e coordenadora do Projeto Fada.
Ana Ferreira, da Petit Pois, acredita que a beleza está na diversidade e na capacidade de incluir com amor e respeito. “Inclusão vai além da informação e se concretiza com atitudes e coragem de olhar com o véu do comprometimento social. Valorizar as singularidades é um ato de amor”, comenta.
FADA
É um projeto independente que presta atendimento gratuito aos familiares de pessoas com deficiência desde 2005, promovendo acolhimento e empoderamento dessas famílias por meio de um grupo de apoio, eventos, capacitações, entre outras ações, de forma inclusiva e com plenitude, pluralidade e convivência.
***
Haverá ensaio e prova de figurinos no dia 23, Às 15h.