E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




QSPodcast revela a busca por um fotoprotetor com substâncias de fungo coletado na Antártica
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
QSPodcast revela a busca por um fotoprotetor com substâncias de fungo coletado na Antártica
...

Canal de podcast do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto se dedica a mostrar como as pesquisas científicas impactam a vida cotidiana

Estima-se que existam mais de quatro milhões de fungos no Planeta Terra e que apenas cerca de 10% deles foi identificado. “Esses organismos podem ter respostas preciosas para desenvolver novos medicamentos, por exemplo”, fala Hosana Debonsi, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, coordenadora e apresentadora da segunda temporada do QSPodcast.

O episódio Os Fungos é o que inaugura essa nova fase do projeto, que tem por objetivo compartilhar informações sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP na vida cotidiana. O trabalho da engenheira química Isadora de Jesus Melo é o que abre essa nova temporada.

Isadora estuda o fungo identificado como Cladosporium halotolerans, isolado de uma alga coletada na Antártica. Ocorre que este mesmo fungo também foi identificado em banheiros comuns, por exemplo, e o episódio explica as diferenças que o ambiente promove nesse organismo – e também as suas possibilidades.

“A riqueza desta história é percebermos como as experiências científicas de diferentes pesquisadores, em diversos níveis de pesquisa, se encontram e se complementam. É nessa troca constante que descobrimos elementos que contribuem com a qualidade de vida dos seres humanos”, fala Hosana.

Neste caso, Isadora pesquisa o fungo identificado por outro pesquisador, o Gustavo dos Santos, que coletou algas na Antártica, foi aluno de doutorado de Hosana que, dos três, foi a primeira pessoa a expedicionar por aquele continente coletando algas e isolando seus fungos.

A pesquisa de Isadora procura identificar substâncias produzidas pelo Cladosporium halotolerans que possam compor um fotoprotetor mais eficiente e com menor impacto ambiental.

Os episódios do QSPodcast estão disponíveis nos principais tocadores de áudio, dentre eles Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Podcasts. Os episódios são dirigidos e editados pela jornalista Daniela Antunes, da Texto & Cia Comunicação.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/https://twitter.com/textocia
Facebook: https://www.facebook.com/TextoComunicacao
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.