Sistemas inteligentes de seleção auxiliam grandes empresas na busca por talentos
Dimas Facioli, da Facioli Consultoria de Ribeirão Preto-SP.

O tempo das filas de candidatos atraídos por postos de trabalho anunciados em jornais ou internet já se foi. Isso porque sistemas inteligentes estão trabalhando na busca e seleção de talentos para o mercado de trabalho. O candidato deve saber como preparar seu currículo para chamar atenção dos robôs, alerta o consultor de RH, Dimas Facioli, da Facioli Consultoria de Ribeirão Preto-SP.

Ele mesmo desenvolveu e já disponibiliza um sistema de cadastro on-line de currículos que está atraindo profissionais em busca das novas vagas que começam a surgir com a flexibilização para o funcionamento das empresas a expectativa de possível impulsionamento na economia nacional. O Inovajob é uma plataforma que disponibiliza gratuitamente para os profissionais formulário online para cadastro de currículos em formato padrão para análise por inteligência artificial, que cruza os dados do currículo cadastrado com as características mais buscadas pelas empresas contratantes. “A apresentação sempre foi estratégica para as contratações, a inovação é a análise das características dos candidatos por sistema de inteligência artificial”, alerta Facioli.

A expectativa pela oferta de vagas na indústria anunciada nos últimos dias dá esperança aos mais de 80 milhões de brasileiros que estão em busca de trabalho, segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 divulgado em setembro. “É imprescindível saber apresentar-se e utilizar os sistemas de cadastro on-line de currículos, pois ainda há profissionais que preferem entregar seu currículo impresso”, comenta o consultor.

Nos sistemas automatizados, as informações dos currículos cadastrados por quem procura um novo trabalho são cruzadas com as características profissionais buscadas pelas empresas. No site Inovajob.com, lançado pela Facioli Consultoria, o candidato pode se cadastrar gratuitamente a vagas de trabalho e tem acesso a um relatório que compara as habilidades apresentadas por todos os candidatos que estão disputando a mesma vaga. “O acesso à pesquisa das habilidades apresentadas pelos candidatos às vagas de trabalho ajuda na autoavaliação e ainda disponibiliza informações sobre a disputa no mercado de trabalho”, informa Dimas Facioli.

O sistema também disponibiliza um modelo do currículo padrão, no formato ideal buscado por recrutadores, que pode ser baixado em PDF e compartilhado em aplicativos de mensagens e e-mail. O consultor alerta que é um erro grave candidatar-se a uma vaga para a qual não preenche as características elencadas pelo recrutador. “Muita gente faz isso na esperança de convencer a empresa no processo de seleção; porém, cada vez mais a seleção dos candidatos passa por sistemas avaliadores de inteligência artificial que cruzam dados como competências, habilidades, formação, atributos e diferenciais em sistemas automatizados, não dá para burlar”, explica Dimas.

Editorias: Negócios
Empresa: Texto & Cia Comunicação