E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Campanha Civilidade nas Ruas lança ação para coleta de 6 toneladas de EPS
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Extrusora isopor
Extrusora isopor

O EPS, que muitos conhecem pelo nome da marca registrada Isopor, é reciclável. O produto é composto por 2% a 5% de plástico e o restante é ar. Para dar uma destinação sustentável para as toneladas de EPS descartadas em Ribeirão Preto, a campanha Civilidade nas Ruas em parceria com o Grupo Ciclos inicia esta semana uma grande ação na cidade destinada a recolher pelo menos mais 6 toneladas do material para reciclagem.

As primeiras toneladas já foram enviadas para processamento em Santa Catarina, onde já entraram em processo industrial para serem reaproveitadas. A iniciativa de reaproveitar o EPS partiu de um grupo de amigos de Ribeirão Preto preocupados com o descarte incorreto do produto. “Formamos o Grupo Ciclos e lançamos o projeto Embalo Sustentável, instalamos postos de coleta específicos para o EPS na cidade, armazenamos em um galpão, processamos o material coletado e enviamos de volta à indústria”, explica a fotógrafa Lídia Muradás, integrante do Grupo Ciclos.

“São ações como esta que mostram como cidadãos e organizações de voluntários têm buscado soluções sustentáveis para a qualidade de vida nas cidades. Neste cenário, é nosso papel como entidade que abraça as profissões que constroem o pais avançar no debate sobre a sustentabilidade”, resume Guilio Prado. Segundo ele, é preciso que a sociedade abrace a causa imediata da coleta de 6 toneladas de EPS e da conscientização sobre a destinação correta de resíduos.

A AEAARP fará a campanha pela coleta de mais 6 toneladas de EPS pela internet, em redes sociais e no portal da entidade. Na rede social Facebook a página @civilidadenasruas vai compartilhar vídeos educativos, entrevistas e os resultados da ação periodicamente.

Pioneirismo na coleta de EPS

O volume ocupado pelo EPS armazenado pelo projeto Embalo Sustentável era um problema até o ano passado. Por ser uma iniciativa pioneira, no final de 2019 o projeto recebeu de empresa parceira uma máquina extrusora que retira o ar do EPS. Assim, o volume é reduzido em cerca de 10 vezes, o que facilita o armazenamento e diminui custos de transporte para a indústria que reutiliza o material na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina.

Lá, o EPS que já foi bandeja de alimentos ou embalagem de eletrodomésticos é transformado em revestimentos para construção civil, molduras ou objetos de decoração.

Campanha Civilidade nas Ruas

O Grupo Ciclos é parceiro da campanha Civilidade nas Ruas que a AEAARP lançou em 2019 em parceria com organizações e voluntários que já atuam na cidade em projetos voltados à proteção do meio ambiente. A campanha apoia e atua em parceria com projetos de educação ambiental. “Faz parte do DNA da AEAARP debater soluções de valor para o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é um caminho sem volta e a conscientização para esta temática é um passo largo na busca de soluções para o futuro”, comenta o engenheiro Giulio Roberto Azevedo Prado, presidente da AEAARP.

O movimento coordenado pela AEAARP tem cunho educativo e objetiva alertar a população para a importância de se manter a cidade limpa, alertar para o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos e alertar para responsabilidade do cidadão em destinar corretamente todos os resíduos.

Reciclagem e postos de coleta

“Temos um grande desafio pela frente que é conscientizar a população de que o EPS é reciclável e que cada cidadão deve levar o EPS que chega à sua casa nos postos de coleta exclusivos”, explica Lídia Muradás.

Postos de coleta

Base da Policia Militar - 2a Cia - Av. Prof. João Fiúsa 1586
Câmara Municipal de Ribeirão Preto - Av. Jeronimo Gonçalves, 1200
Novo Mercadão de Ribeirão Preto - Av. Ligia Latufe Salomão, 605 – Jardim João Rossi. (Box da Regina Picadinhos)
Cenourão - Av. Portugal, 1397 – Jardim Irajá
Supermercado Mialich - Av. Barão do Bananal, 798 – Jardim Anhanguera
Supermercado Big Compras - R. Heron Domingues, 812 – Parque São Sebastião
Descarte de EPS

Bandejinha de frutas, legumes, hortaliças:
Geralmente esses produtos são embalados secos e limpos. Não é preciso lavar a bandeja; apenas retire os resíduos dos alimentos.
Recipientes de refeições (marmitex, sanduíches):
Retire todo o alimento do recipiente e limpe com um papel para não sobrar resíduos. Se a parede da embalagem permanecer suja de molho ou gordura não há problema; isso não impede a reciclagem.
Embalagens usadas para doces:
Recomenda-se um rápido enxague.
Embalagens de eletroeletrônicos:
Já estão limpas e secas.
Bandejas de carnes (com furos):
Não são aceitas para reciclagem. Descarte no lixo comum.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/https://twitter.com/textocia
Facebook: https://www.facebook.com/TextoComunicacao
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.