Campanha Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase nesta 3ª na UBS Vila Tibério

A UBS da Vila Tibério recebe a campanha Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), em parceira com a 13ª turma do curso técnico em Enfermagem, do Senac de Ribeirão Preto (SP). A ação, que acontece nesta terça-feira, 28, das 14h às 17h30, promove atividades educativas sobre a hanseníase com o auxilio da professora do curso, Ingrid Reny Ribaldo, e outras sete alunas.

Haverá bancadas com atividades educativas. Na bancada do jogo Pega ou Não Pega, o visitante deve adivinhar as formas de contagio da hanseníase com o objetivo de esclarecer e combater o preconceito contra a doença. A segunda bancada orientará sobre sinais e sintomas da hanseníase e a terceira bancada, que recebeu o nome de “E agora?”, dará orientações sobre formas de tratamento e consequências do não tratamento ou diagnóstico tardio.

Uma aluna do curso técnico de Enfermagem, do Senac Ribeirão Preto (SP), terá um braço tatuado com manchas brancas e avermelhadas típicas da hanseníase e o visitante deve identificar, num painel com fotos de manchas provocadas por diversas doenças, quais são especificas da hanseníase. Durante toda a ação, a UBS da Vila Tibério exibirá, na TV interna, o vídeo da campanha #TodosContraaHanseníase, da SBH.
Os visitantes receberão folders educativos sobre as doenças e um laço roxo, que simboliza o mês Janeiro Roxo para conscientização sobre a doença.

O vice-presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, visitará a UBS para prestigiar a campanha.

Exposição

Desenhos sobre o tema “hanseníase” feitos pelos jovens atletas do Instituto Geração 4, de Recife, para alertar crianças de todo o Brasil sobre a doença, estarão expostas na UBS da Vila Tibério até o dia 31 de janeiro. Os desenhos foram feitos em campanha da SBH com a ONG Dahw Brasil e apresentados no 15º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, realizado pela SBH em outubro de 2019, na capital pernambucana.
O objetivo da exposição é sensibilizar para a problemática da hanseníase, doença que coloca o Brasil em 2º lugar no ranking mundial, atrás da Índia. A falta de informação é um dos itens que ajudam a agravar o problema.

Janeiro Roxo

Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês e adotou a cor roxa para ações de conscientização sobre a doença. Desde então, a SBH realiza a campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase”, que acontece em todo o Brasil, durante todo o ano, mas reforça ações no mês de janeiro.

A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar no ranking dos países com mais casos – ficando atrás da Índia. E a falta de informação – inclusive por parte de profissionais de saúde, alerta a SBH – é mais um dos problemas que dificultam o controle da hanseníase no Brasil. Anualmente, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos no país, número similar aos novos casos diagnosticados, por ano, de HIV e AIDS.

Editorias: Saúde
Empresa: Texto & Cia Comunicação