Você sabe o que fazer ao resgatar um animal de rua?
Bianca Jacob Shimizu, veterinária da Clinica Franciscão

Entre os animais abandonados, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Deste total, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Com o alto número de animais vivendo nas ruas, iniciativas de adoção têm aumentado. Mas você sabe o que fazer ao resgatar um animal de rua?
Em primeiro lugar é importante verificar se o animal possui algum tipo de identificação. Muitas vezes, os animais podem estar perdidos e não abandonados. Antes de levá-lo para casa, é preciso ter consciência de que a responsabilidade passa a ser sua. O animal precisará de abrigo e eventualmente algum tipo tratamento, ressalta a veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clinica Veterinária Franciscão. Shimizu aconselha procurar um veterinário para verificar sinais de fraturas, pulgas, carrapatos, além da identificação da idade aproximada.
Ao decidir levar o cão ou gato para casa, é preciso ter alguns cuidados para que a adaptação com o novo ambiente ocorra tranquilamente. Se na nova casa houver outros animais é indicado que ele fique isolado e que a apresentação seja feita com calma, para não gerar brigas.
Outra preocupação é com a alimentação. Animais de rua estão acostumados a ingerir alimentos que são encontrados em lixeiras e sarjetas. “Ofereça ração e se for necessário misture patês adequados para cães e gatos para que o alimento fique mais atrativo”, recomenda a veterinária.

Editorias: Animais  Saúde
Empresa: Texto & Cia Comunicação