Unidades de saúde de Ribeirão recebem capacitação em hanseníase

Médicos da Sociedade Brasileira de Hanseníase (SBH) realizam até quinta-feira (16) treinamento teórico e prático para capacitação de profissionais de saúde em hanseníase nas unidades básicas de saúde (UBS) de Ribeirão Preto. Na quarta-feira (15), a ação acontece na UBS Ribeirão Verde e na quinta-feira na USF (Unidade Saúde da Família) Jardim Zara e UBS Bonfim Paulista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária com ênfase em Hanseníase (CRNDSHANSEN) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRPUSP).

O Brasil é o segundo país com mais casos da doença, fica atrás da Índia. São cerca de 30 mil casos novos por ano, mas por ser uma doença de difícil diagnóstico o país tem de três a cinco vezes mais casos do que os notificados, caracterizando uma endemia oculta. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito.

A SBH realizará na primeira semana de junho a campanha Todos Contra a Hanseníase na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, que terá treinamento teórico e prático para profissionais de saúde das unidades que funcionam no complexo, ações de busca ativa de casos e avaliação de pacientes e campanha educativa de orientação à população.

Editorias: Saúde
Empresa: Texto & Cia Comunicação