Mais de 1 milhão de mulheres decidiram empreender

Pesquisa aponta: número de novas empreendedoras cresceu mais de 15% nos últimos anos

As mulheres têm taxa de empreendedorismo superior à dos homens. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Sebrae. Segundo o estudo, o número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 15,4% – saltando de 6,9 milhões para 8 milhões, em dez anos (de 2005 para 2015 – último levantamento disponível).

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feito em parceria com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo das mulheres é de 15,4% e a taxa entre os homens é de 12,6% dentre empresários que possuem negócios com até 3,5 anos de funcionamento.

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016, o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014. No mesmo período, a taxa de homens na mesma situação foi de 14%. A pesquisa também mostra que existem características específicas conforme o gênero: elas empreendem mais em casa, são mais qualificadas e dedicam menor tempo aos negócios.

As amigas e sócias Sandra Souza e Lucimar Pratali Camillo são um exemplo clássico. Elas são organizadoras de congressos médicos e científicos há 25 anos e, em janeiro deste ano, decidiram entrar no ramo de formaturas. “Decidimos não frear, mantivemos nossa equipe e aproveitamos o período de maior instabilidade na economia para treinar e buscar inovações nos negócios. Não havia outra saída, tínhamos de acreditar”, diz Sandra.

Expectativa positiva
Por falar em acreditar, levantamento do Sebrae diz que 7 em cada 10 pequenos empreendedores acreditam que 2019 será melhor para os negócios. Foram entrevistados 5.8 mil empreendedores: http://bit.ly/expectativa2018sebrae .
Os principais resultados da pesquisa do Sebrae são:
• Quase 7 em cada 10 empresários (67%) tem expectativa de que 2019 será melhor que 2018. Apenas 9,9% acreditam que o próximo ano será pior que o atual.
• 39% dos entrevistados acreditam que a principal preocupação do governo em 2019 deveria ser o combate à corrupção, seguido de estimular o crescimento econômico (28,4%).
• 67,1% dos empresários pretendem adotar uma nova medida para estimular as vendas em 2019. Dos entrevistados, 52,8% pretende fazer algum investimento no seu negócio no próximo ano.
• As pequenas e médias empresas também são as que mais empregaram no último período, responsáveis por 82% das novas vagas, conforme a pesquisa: http://bit.ly/pesquisapequenosnegocios .

História de superação

A história das amigas, colegas de faculdade e hoje sócias, Sandra Souza e Lucimar Pratali Camillo começou na faculdade, nos anos 1980. As duas trabalhavam para custear a faculdade – Sandra, desde os 14 anos para ajudar a família, em Serrana. A parceria nos negócios começou após as duas identificarem em seus trabalhos de conclusão de curso oportunidades para novos negócios inovadores na área de prestação serviços. O negócio começou com a terceirização de serviços de secretaria executiva para profissionais autônomos. Mas por pouco tempo, pois as sócias decidiram interromper o serviço de secretaria terceirizada, que era inovador no início dos anos 1990, e partir para um desafio: organizar eventos científicos. De lá para cá, a Oxford Congressos é uma das maiores organizadoras de eventos do setor do Brasil. No portfólio, centenas de congressos médicos e empresariais dos mais diferentes temas – Direito, Hansenologia, Psicologia, Educação, Radiologia, Urologia, Pediatria, Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Vascular dentre outros – realizados em todo o país, durante o ano. São congressos nacionais, internacionais e alguns congressos mundiais, o que coloca a empresa com destaque neste cenário.

Editorias: Negócios
Empresa: Texto & Cia Comunicação