|
A poética do Namibe homenageia o povo Mucubal |
Acontece nesta sexta-feira (19.07), às 15 horas, na Direcção Provincial de Cultura o lançamento das obras literárias \"Poética Mucubal do Namibe\" colectânea poética apresentada e organizada pelo jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal, que conta com a participação de 10 poetas contemporâneos angolanos da província do Namibe, são eles: Antoninho Candimba Sambango, David Matuca, Ercélio Gildo António Tiago, Joaquim Lourenço Tunga Txifunga, Josué Black Choco, Kiala Divino Afonso Lemba, Lúcia Nereida do Carmo Morais, Rodrigues Silva, Rosa Fernandes Gaspar Adão (in memoriam) e Xavier Matos Candongo.
Lança também o seu Dicionário de ANGOLÊS, um trabalho de 5 (cinco) anos de pesquisa onde fez uma busca as gírias locais, ao calão angolano, as falácias regionais e os ditos populares dos guetos e musseques de Angola, transformando esse projeto em mais de 1.100 verbetes, que resultou nessa obra literária, um novo registro que se transforma em uma inovadora forma de expressão, com abrangência dessa mesma oralidade.
Lança também a revista angolana de Literatura & Arte \"Òmnira\", em homenagem aos 440 anos da rainha Njinga a Mbande. Na publicação participam autores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique. São poemas, poesias, contos, artigos e matérias abordando temáticas desenvolvida por autores africanos.
O evento tem o apoio da Direcção Provincial de Educação com o Dr. Agostinho Neto e da Direcção Provincial de Cultura com o Dr. Pedro Vlademiro Tchatuvela Hangula da província do Namibe e conta também com a colaboração e assessoria da Dra. Euracema Major, mentora do projecto Poética Mucubal do Namibe.