E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




BuZum! hoje em Tatuí
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


A Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, leva gratuitamente o encanto teatral para diversos estados do território nacional e estará em Tatui hoje, terça-feira (02/04), com apresentações até 14h50.

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a cia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

Em abril, com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a cia. BuZum! prepara-se para chegar no interior de São Paulo com o espetáculo “Curumim”.
As apresentações acontecerão também em Capela do Alto, dia 3, em Alambari, dia 4, e em Sarapuí, no dia 5. Serão sete sessões diárias, com horários às 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e às 14h50.

Espetáculo “Curumim”
O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos. “Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

A história, que é encenada por divertidos atores, conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver.

Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

Programação para 2019

Além da região sudoeste paulista, que terá a itinerância por 33 cidades, com apresentação do Ministério da Cidadania e do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SPVias, a cia. BuZum! está aquecendo seus motores para iniciar o novo trajeto nacional.

O roteiro completo de 2019 do BuZum! será de aproximadamente 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A cia. apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da Cultura Popular Brasileira, Histórias Indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.
Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimulará pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores da cia. traduzem nas encenações. Além disso, os pequenos ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. “As crianças gostaram muito do BuZum!, um espetáculo maravilhoso. Houve um aprendizado importante através das apresentações, além do material pedagógico que foi distribuído e ser muito agregador também”, afirma Joelma Santos, coordenadora Pedagógica da escola Maria da Conceição Oliveira Marcondes, em Tatuí/SP. “A peça do BuZum! foi um sucesso aqui em Avaré/SP, as crianças e as professoras adoraram”, cita Alexandra Príncipe, da Equipe da Secretaria Municipal da Educação de Avaré.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores nas mais em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.
Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Arte para Crianças - Voto Popular. Em 2014, a Companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Tetxo Original no 1. Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).


SERVIÇO
Novo espetáculo do BuZum! “Curumim”

Cidade: Tatuí
Dias: 1 e 2 de abril (segunda-feira e terça-feira)
Local: EMEF Prof Firmo Antonio de Camargo Del Fiol
Endereço: Rua Wilson Prado, 37, Jardim Planalto, Tatuí-SP
Horários: 9h - 9h40 - 10h20 - 11h – 13h30 -14h10 – 14h50

Cidade: Capela do Alto
Dia: 3 de abril (quarta-feira)
Local: Secretaria Municipal da Educação
Endereço: Rua Tiradentes, 60, Centro, Capela do Alto-SP
Horários: 9h - 9h40 - 10h20 - 11h – 13h30 -14h10 – 14h50

Cidade: Alambari

Dia: 4 de abril (quinta-feira)
Local: Quadra Municipal Zequinha (loteamento Luar do sertão - ao lado do campo de futebol)
Endereço: Rua Dahyr Rachid, s/n, Alambari-SP
Horários: 8h30 – 9h10 - 9h50 -10h30 – 13h30- 14h10 - 14h50

Cidade: Sarapuí
Dia: 5 de abril (sexta-feira)
Local: CIC - Centro de Interação Comunitária
Endereço: Rua Antonio Benedito de Almeida, 136, Vila Anna Maria, Sarapuí-SP
Horários: 9h - 9h40 - 10h20 - 11h – 13h30 -14h10 - 14h50

Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Feminina  Teen  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Betini Comunicação  
Contato: Bartira Betini  
Telefone: 11--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.