E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta programação oficial da 25ª FIL
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
credito Bárbara Santos
credito Bárbara Santos

Lançamento oficial da 25ª edição da Feira Internacional do Livro, que tem o tema central “X, Y, Z, Alpha, Beta - Gerações Literárias”, acontece nesta sexta-feira, 07 de agosto, às 9 horas, no Stream Hotéis, reunindo imprensa, patrocinadores, parceiros, escritores e autoridades locais

Ribeirão Preto (SP), 3 de agosto de 2026 - A programação completa da 25ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será apresentada oficialmente no dia 7 de agosto, às 9 horas, durante um encontro no Stream Hotéis (Rua General Osório, 850), que reunirá representantes da imprensa, patrocinadores, parceiros, escritores, intelectuais e autoridades locais. Organizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a feira terá como tema “X, Y, Z, Alpha, Beta – Gerações Literárias” e será realizada entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, com abertura oficial no dia 29.

Durante o encontro, a diretoria da Fundação e a curadoria da FIL apresentarão os principais destaques da programação, que será realizada em diversos espaços públicos e privados da cidade e contará com atividades para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também serão destacadas as homenagens às escritoras Ana Maria Gonçalves, Daniela Penha e Thalita Rebouças e ao sociólogo espanhol Manuel Castells. A edição deste ano propõe uma reflexão sobre a relação entre a leitura e as diferentes gerações e terá como patrono o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina.

25 anos da FIL
O evento de lançamento da programação também marca o tom comemorativo da 25ª FIL. Para Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura, a trajetória da feira é marcada por histórias, conquistas e desafios que acompanharam sua expansão ao longo dos anos. “É emocionante pensar que se passaram 25 anos desde a realização da primeira Feira do Livro de Ribeirão Preto, ainda sem o viés internacional que a FIL tem hoje. São muitas histórias, momentos especiais, conquistas alcançadas com a expansão gradual da feira e muitos desafios superados para chegar até aqui”, comenta. Adriana, que também é curadora do evento, destaca ainda a importância da participação de parceiros, patrocinadores, escritores e do público na construção da história da feira. “Estamos felizes e muito agradecidos a todos que nos apoiam - muitos deles há 25 anos -, aos escritores que participam da feira e, principalmente, à população, que acolhe o evento e nos incentiva a continuar”, completa.

Mais de 350 atividades gratuitas
A programação da 25ª FIL contará com atividades permanentes, Salões de Ideias, conferências, sessões de bate-papo, espetáculos musicais, circenses e teatrais, lançamentos de livros, palestras e atrações para o público infantil. “A construção da programação da FIL é sempre pautada pelo compromisso com a ampla disseminação da literatura, o incentivo à formação de novos leitores por meio do encantamento com os livros, a valorização dos escritores locais e a ocupação de espaços públicos muitas vezes desconhecidos de parte da população. É também uma celebração coletiva da cultura, da arte e do conhecimento, capaz de transformar realidades e dialogar com diferentes públicos”, completa Adriana Silva.

Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) chega à 25ª edição em 2026. Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a programação reúne debates, encontros com autores nacionais e internacionais, atividades educativas, ações de formação de leitores e iniciativas culturais em diferentes espaços da cidade. Ao longo das 24 edições realizadas até 2025, a FIL registrou cerca de 7 milhões de visitantes e a participação de mais de 3 mil autores. O evento mobiliza estudantes, educadores, escritores e o público em geral em atividades relacionadas ao livro, à leitura, à educação e à circulação de ideias.

A 25ª edição será realizada de 30 de agosto a 5 de setembro de 2026 e terá como tema “X, Y, Z, Alpha, Beta - Gerações Literárias”, com uma programação dedicada às diferentes formas de produzir, transmitir e renovar a literatura ao longo do tempo.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e de feiras literárias em municípios do interior paulista.

Além da FIL, desenvolve projetos ligados ao livro e à leitura, com um calendário de atividades ao longo do ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores e por meio de recursos de leis e programas de incentivo à cultura, como a Política Nacional Aldir Blanc, o ProAC Editais, a CultSP, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura.

Mais informações:
http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 03/08/26
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.