E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Evento em Ribeirão Preto analisou reforma tributária e seus reflexos na área da saúde
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
foto de Felipe Denuzzo
foto de Felipe Denuzzo

Encontro realizado no auditório da matriz do escritório reuniu especialistas e representantes do setor da saúde para um debate sobre os impactos da reforma tributária sobre operadoras, prestadores de serviços e cooperativas médicas

Ribeirão Preto (SP), 22 de maio de 2025 – O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia promoveu no dia 22 de maio mais uma edição da série “Reforma Tributária em Pauta”, desta vez com foco nos impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro para o setor da saúde. O evento ocorreu no auditório do escritório em Ribeirão Preto e reuniu profissionais da área jurídica, contábil, cooperativas médicas e operadoras de planos de saúde.

Com abertura conduzida pelo sócio advogado e diretor executivo do escritório Evandro Grili, a programação contou com uma série de palestras e debates que ofereceram uma análise técnica e prática sobre as implicações da reforma tributária. A iniciativa é parte de um ciclo de encontros temáticos promovidos ao longo do ano pela advocacia.

“Estamos diante de um momento decisivo para o país. A reforma tributária não afeta apenas empresas e profissionais, mas a cidadania como um todo. Nosso papel aqui é fomentar esse debate, compartilhar conhecimento e apoiar o setor da saúde na adaptação ao novo cenário tributário”, destacou Evandro Grili.

A primeira palestra foi conduzida por Rodrigo Forcenette, sócio advogado e diretor executivo do escritório, que trouxe uma visão detalhada sobre o novo sistema e os principais pontos da reforma que afetam diretamente o funcionamento das operadoras de saúde. Ele destacou que, apesar da promessa de simplificação, a reforma ainda gera muitas incertezas e exigirá um processo gradual de adaptação por parte das organizações.

“Há, sim, uma proposta de simplificação no texto da reforma, mas o caminho até a implementação plena ainda é longo. Precisamos de cautela, estudo e preparação. A transição começa com testes, mas exige atenção técnica para evitar surpresas e garantir segurança jurídica. A quantidade de legislações revogadas é enorme, mas muitas questões ainda dependem de regulamentação”, afirmou Forcenette. Além disso, o tributarista enfatizou que será necessário entender como as esferas federal, estadual e municipal irão interagir na nova lógica de arrecadação. “O setor da saúde, que já enfrenta desafios operacionais e margens apertadas, precisa se antecipar com planejamento tributário sólido para evitar impactos severos a médio e longo prazos”, destacou.

Em seguida, Julio Cesar Paim, diretor geral CEO da Unimed Ribeirão Preto, complementou a abordagem com a perspectiva das operadoras e cooperativas médicas, especialmente quanto aos impactos financeiros e operacionais que a reforma pode causar no setor. Ele alertou para a urgência de tratar o tema com seriedade e com o envolvimento direto das lideranças das cooperativas, diante das mudanças tributárias que já afetam o planejamento das instituições de saúde.

Paim relatou que o setor de planos de saúde opera com margens apertadas e já sente os impactos previstos. “Precisamos colocar o tema da reforma tributária na pauta estratégica das cooperativas, com planejamento, simulações e orientação técnica, para não comprometer a sustentabilidade do sistema. A complexidade das novas regras exige que a alta liderança das cooperativas esteja atenta e bem assessorada. Estamos falando de um setor regulado, com limites para reajustes e regras rígidas. Por isso, não podemos ser pegos de surpresa”, afirmou. Para ele, o momento exige organização, leitura crítica das normas e uma atuação conjunta entre áreas financeira, jurídica e contábil para garantir a sobrevivência e a competitividade das operadoras.

Na sequência, os sócios João Henrique Domingos e Elaine Motta aprofundaram a discussão sobre os reflexos da reforma para os prestadores de serviços na área da saúde, especialmente médicos e clínicas. Os especialistas explicaram as mudanças previstas na tributação de pessoas físicas e jurídicas, incluindo aspectos como carga tributária, deduções e regime de caixa.

“A reforma traz uma ruptura profunda com o modelo tributário vigente. Quando se fala em saúde, é essencial adotar uma leitura constitucional: acesso à saúde é um direito garantido, e a tributação deve respeitar essa lógica, inclusive incentivando a atuação complementar do setor privado”, afirmou João Henrique Domingos.

Para Elaine Motta, o desafio está também na reforma da renda. “A reforma da renda, que caminha paralelamente a do consumo, ainda traz muitas incertezas. O que vemos é uma complexidade crescente, que exige dos profissionais da saúde um olhar atento e planejamento fiscal cuidadoso, para manter a viabilidade dos serviços prestados.”

Uma rodada de debates entre os palestrantes e o público presente encerrou a programação do evento. O momento foi dedicado à troca de percepções e esclarecimento de dúvidas sobre a implementação da reforma e seus desdobramentos práticos.

A série de eventos “Reforma Tributária em Pauta” traçará um panorama por diversos segmentos da economia. Os primeiros setores foram o sucroalcooleiro e o da saúde, e seguirá com novos encontros voltados à construção civil, indústria, comércio e outros setores estratégicos. Segundo o diretor executivo, Evandro Grili, a proposta é criar um ambiente de diálogo técnico e acessível.

Próximos encontros
17 de junho: “A Reforma Tributária e o setor da Construção Civil”
15 de julho: “A Reforma Tributária e o Agronegócio”
19 de agosto: “A Reforma Tributária e Cooperativismo”
16 de setembro: “A Reforma Tributária na Indústria e no Comércio”
Local: Auditório do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia (avenida Presidente Kennedy, 1255)

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Fundado em 1969, completou 56 anos de atuação em 1º de março de 2025. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 11 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e a mais recente inaugurada em fevereiro deste ano, em São José do Rio Preto. Está presente em Portugal há seis anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente.
http://www.brasilsalomao.com.br e http://www.brasilsalomao.com.br/portugal/

Redes sociais - Brasil
Facebook - facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram - instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - http://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_

Redes sociais – Portugal
Facebook - facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram - http://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia

Editorias: Internet  Jurídica  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/05/25
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.